Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

IBM Brasil focando no setor de recursos naturais. Foto: divulgação.
A IBM anunciou nesta terça, 21, a abertura no Brasil do Natural Resources Industry Solutions Lab (NRIS Lab) em São Paulo e com atuação nacional.
O novo laboratório de desenvolvimento de software terá foco nas indústrias de recursos naturais, como mineração e óleo & gás.
O objetivo é ajudar as empresas destes setores a tirarem proveito de tecnologias inovadoras que as ajudem a suprir as demandas operacionais, de meio-ambiente e de suprimentos atuais.
Motivado pela riqueza de recursos naturais e características geográficas do Brasil, o lançamento do NRIS Lab apoiará as diversas empresas de exploração de recursos localizadas no País.
Além disso, os softwares desenvolvidos em território nacional poderão, também, ser implementados globalmente, já que o laboratório brasileiro estará conectado aos demais existentes ao redor do mundo, com compartilhamento de conhecimento e experiências entre as equipes.
É a primeira vez no país que o mercado de Recursos Naturais contará com um laboratório exclusivo para o desenvolvimento de soluções especializadas com alto valor agregado.
O anúncio complementa a estratégia da IBM de atuar fortemente no setor de recursos naturais.
O NRIS atuará de maneira integrada com os já existentes IBM Research – Brasil, responsável pela pesquisa, e com o Natural Resources Solution Center, responsável pelo desenvolvimento de soluções e interação com os clientes.
“Decidimos criar este laboratório para ajudar as companhias a enfrentar os desafios deste mercado, acelerar o desenvolvimento de soluções alinhadas às necessidades do Brasil, colocando a tecnologia a serviço do cliente no menor tempo possível”, afirma Fábio Scopeta, Diretor do Laboratório de Software da IBM Brasil.
A IBM Brasil conta com um Centro de Soluções para Recursos Naturais (NRSC) no Rio de Janeiro desde março de 2011, com o objetivo de ajudar empresas nos segmentos de petróleo, gás e mineração a acelerar a adoção de tecnologias e estratégias de negócios inovadoras.
O NRSC funciona como uma espécie de vitrine de soluções desenvolvidas pela IBM, onde clientes podem ter contato com demonstrações das principais tecnologias para o setor de “óleo & gás” e mineração.
O novo laboratório de São Paulo será responsável por pesquisas e desenvolvimento de software, com foco na criação de um portfólio especializado para este setor, que será exposto no NRSC em formato de demonstração.
"As petroleiras brasileiras estão diante de desafios ainda em processo de solução no mundo, sendo que tecnologia e inovação serão a chave para o forte crescimento planejado para o País nos próximos anos", finaliza Fabiano Rangel, líder do Centro de Soluções para Recursos Naturais.