PESQUISA

IBM, Flex e FIT anunciam centro para 5G 421y5r

A Algar Telecom é a primeira companhia a participar de testes fim a fim com Open RAN no local. 4i8w

14 de dezembro de 2020 - 14:08
O novo centro fica nas instalações do FIT, em Sorocaba, São Paulo. Foto: divulgação.

O novo centro fica nas instalações do FIT, em Sorocaba, São Paulo. Foto: divulgação.

A IBM, a Flex e o FIT, instituto de tecnologia da segunda empresa, anunciaram um acordo de colaboração para lançar o Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G, voltado para pesquisas sobre formas de impulsionar tecnologias de nuvem híbrida aberta em redes móveis 5G na América Latina.

O Centro já está em funcionamento e fica localizado nas instalações do FIT em Sorocaba, São Paulo, tendo interconexão com o IBM Client Center, na capital paulista.

Ele utiliza arquiteturas abertas, como o Open Radio Access Network (Open RAN), em um ambiente simulado para que as operadoras de telecomunicações e outras empresas possam testar suas inovações.

Como parte do acordo, a IBM fornecerá soluções de nuvem aberta e híbrida, como Red Hat OpenStack Platform e Red Hat OpenShift, e soluções nativas de nuvem como inteligência artificial, automação, segurança e IoT. 

Já a Flex, especializada em design terceirizado e serviços de manufatura para infraestrutura 5G e produtos sem fio, fornecerá equipamentos eletrônicos para ajudar na entrega e medição de sinais. O FIT, por sua vez, proverá conhecimento em TI e telecomunicações.

Utilizando o ambiente de testes, empresas poderão co-desenvolver protótipos e referências baseados em Open RAN para maximizar o benefício das redes abertas 5G em vários setores, como agronegócio, transporte, saúde, serviços públicos, varejo e bancário. 

Uma empresa do setor de saúde, por exemplo, poderia usar as soluções de nuvem híbrida aberta do centro e testar um protótipo de aplicativo que usa IA e edge para que um hospital possa fazer tomografias de maneira remota.

"Esta colaboração se baseia na experiência tecnológica e de indústria da IBM e nosso compromisso de longa data em ajudar as empresas na América Latina a aproveitar tecnologias novas e emergentes, para capturar sua parcela do valor enorme que será criado", afirma Tonny Martins, gerente geral da IBM América Latina. 

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, é a primeira companhia a participar de testes fim a fim com Open RAN no centro. Isso inclui provas de conceito e testes de avaliação para comprovar a viabilidade de outras soluções de telefonia móvel que irão acelerar a adoção de 5G no Brasil.

"A tecnologia Open RAN tem o potencial de trazer uma série de vantagens para o setor de telecomunicações como um todo. Entre elas, estão a redução de custos de CAPEX e OPEX e a maior independência no mercado de o, permitindo a entrada de novos parceiros além dos grandes players", destaca Luis Lima, vice-presidente de operações, tecnologia e evolução digital da Algar Telecom.

A IBM conta com milhares de especialistas no setor de telecomunicações e 84% dos provedores de serviços de comunicação do mundo são apoiados por IBM e Red Hat.

Recentemente, a empresa anunciou o IBM Cloud for Telecommunications, plataforma com mais de 35 parceiros. O ambiente de nuvem híbrida aborda os desafios únicos que as operadoras de telecomunicações enfrentam à medida que 5G e edge transformam a indústria.

Segundo a empresa, somente no Brasil o 5G deve trazer US$ 22,5 bilhões em oportunidades nos próximos quatro anos.

“Como os primeiros usuários do 5G, os líderes empresariais precisam garantir que sua adoção tecnológica evolua para oferecer e e aproveitar os benefícios de latência e banda, enquanto gerenciam a explosão de dados gerada nos dispositivos e na ponta. A Flex e o FIT estão comprometidas em co-criar este novo futuro com a IBM e as empresas." afirma Carlos Ohde, diretor de inovação do FIT.

Fundada em 1969, a Flex é um provedor de soluções the Sketch-to-Scale com aproximadamente 200 mil colaboradores em 30 países. 

Já o Flex Institute of Technology (FIT) foi criado em 2003 e é uma organização sem fins econômicos, de abrangência nacional, credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Além da Flex, o instituto está envolvido em uma gama de projetos na área de eletrônica, médica, agrícola e industrial, com apoio de uma rede de 10 parceiros, incluindo universidades e centros de P&D nacionais e internacionais.

Leia mais 6z23s

CONEXÃO

Pátria investe mais de R$ 3 bilhões em nova empresa 6w4t60

Há 1646 dias
VELOCIDADE

Claro: 5G DSS chega a 12 novas cidades 1i366

Há 1660 dias
CONEXÃO

Oi inicia operação piloto do 5G DSS em Brasília 2d6w3c

Há 1688 dias
EDGE

CLM compra 1° servidor de borda Lenovo na AL 1u5v5s

VELOCIDADE

Vivo promete 5G DSS ainda em julho 2n2b26

CONEXÃO

TIM anuncia 5G DSS para setembro o1i5u

CONEXÃO

Claro anuncia chegada de 5G DSS 1y4271

RESPOSTA

Huawei se defende da ameaça de Bolsonaro 5p154z

CONEXÃO

Oi expande fibra ótica no Sul e Centro-Oeste 4073f

TELECOM

TIM expande fibra óptica 2e5l3