Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

IBM aposta na memória flash para seus servidores. Foto: divulgação.
A IBM anunciou plano de investir US$ 1 bilhão para desenvolver projetos para novas soluções envolvendo a tecnologia flash em seus servidores, sistemas de armazenamento e de middleware.
Segundo informação do TI Inside, a fabricante aposta na memória flash para um ganho de eficiência, que pode agilizar o tempo de resposta para a busca de informações nos servidores e sistemas de armazenamento.
A companhia acredita que com a nova tecnologia, a economia de tempo pode reduzir a espera de milissegundos para microssegundos.
Além disso, a IBM afirma que a memória apresenta ecnonomia em espaço e consumo de energia, na comparação com os discos rígidos convencionais.
De acordo com o gerente geral de sistemas de armazenamento da IBM, Ambuj Goyal, a memória Flash se tornará um requisito-chave para empresas e o desafio para lidar com o Big Data e o crescente volume de dados nos servidores, que demanda uma percepção analítica mais rápida.
“A união de tecnologias de big data, social, mobilidade e nuvem criam um ambiente corporativo que demanda o às percepções de negócios de forma mais rápida e eficiente, e o Flash pode prover esse o mais rapidamente”, ressaltou.
Não é de agora que a IBM aposta na memória flash como um ponto chave para sua soluções. Em 2012, a empresa adquiriu a Texas Memory Systems, desenvolvedora de soluções na área.
A fabricante também pretende implantar centros de competência ao redor do mundo, onde clientes poderão fazer testes em cenários de dados reais para medir os ganhos de desempenho que estão sendo prometidos pelas soluções Flash.
A IBM diz que até o fim do ano devem ser abertos centros na China, França, Alemanha, Índia, Japão, Cingapura, América do Sul, Reino Unido e nos Estados Unidos.
MEMÓRIA ECONÔMICA
O anúncio da Big Blue chega no rastro de uma nova tecnologia lançada pela HP, que também promete mudar o cenário dos servidores, apresentando tecnologias com economia de espaço e energia.
A concorrente divulgou na segunda-feira, 08, a linha de servidores Moonshot, com a promessa de reduzir em 89% o consumo de energia e custar 77% menos.
A tecnologia da nova linha empresa chips semelhantes ao de smartphones para o processamento de dados, resultando em servidores de alta densidade, eficientes e ecnonômicos, segundo destaca a fabricante.
Além disso, de acordo com a HP, esta nova abordagem rendem ao novos servidores dimensões reduzidas - cerca de um quinto do tamanho - em relação aos concorrentes.