A IBM acaba de lançar no Brasil o programa “Trailblazer Grants”, iniciativa de responsabilidade social da empresa que prevê a oferta de software como serviço (SaaS), além de serviços de consultoria, gratuitamente para instituições filantrópicas e comunidades por elas atendidas.
A oferta inicia por cidades como Florianópolis, Salvador, Recife e Belo Horizonte.
Na capital catarinense, a beneficiada é o Instituto Voluntários em Ação, com oferta de consultoria em gerenciamento de projeto.
Já no total, outras 10 instituições foram beneficiadas diretamente: ATN, Rede Cidadã, Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Escola Olodum, Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas, Instituto Empreender, Grupo de apoio ao servico Emergencial (GASE), Grupo de Apoio à Criança Com Câncer (GACC), Pastoral da Criança e Contato - Obras Sociais e Educacionais
Somando-se organizações indiretamente beneficiadas, o número sobe para 30. Explcia-se: as 11 ONGs que receberam o projeto convidaram outras três, cada uma, para participarem.
“Em breve, novas cidades receberão os benefícios do projeto”, garante Alcely Strutz Barroso, gerente de Programas de Cidadania para Expansão Regional da IBM Brasil.
O programa compreende três ofertas:
Uma, a concessão de licenças Lotus Live, possibilitando às organizações disponibilizarem para suas redes de contatos ferramentas de colaboração online que podem ser adas de qualquer lugar, via web.
A ferramenta, oferecida em modalidade SaaS, permite realizar reuniões e eventos virtuais, gerenciar arquivos e atividades, entre outras funcionalidades.
“A ATN foi a primeira instituição a receber as licenças, e já lhe possibilitou criar a Rede Colaborativa para um Terceiro Setor Sustentável, da qual já participam 50 organizações”, conta Barroso.
Outra oferta é a consultoria em gerenciamento de projetos, voltada aos es das organizações e formada por capacitações focadas desde a fase de planejamento de uma iniciativa até sua execução, incluindo gestão de riscos.
Neste caso, a ação é realizada por meio de workshop ministrado por consultores IBM.
Há, ainda, consultoria em estratégias para uso de mídias sociais, que auxilia os gestores das ONGs no uso das redes sociais para fomento das atividades de suas organizações.
A iniciativa também é realizada via workshop, além de contar com a disponibilização de um plano para otimização do uso das ferramentas da internet e análise da presença das instituições nesses meios de comunicação.
“Com este programa, nosso foco é auxiliar organizações filantrópicas a usar a TIC para conquistar autossustentabilidade”, diz Ruth Harada, executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.