Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

IBM quer acelerar em IoT com ARM. Foto: divulgação.
A IBM anunciou esta semana um acordo com a ARM, fabricante inglesa de chips para dispositivos móveis, para ter o a dados de bilhões de aparelhos conectados à web - a chamada Internet das Coisas.
Segundo destaca o Business Insider, pelo acordo a Big Blue integrará um novo ambiente cloud ao sistema mBed da ARM, facilitando a adoção dos usuários para a plataforma em nuvem BlueMix.
Além disso, o acordo prevê uma nuvem diferenciada para aplicações de Internet das Coisas para eletrônicos, com análises em tempo real.
Assim como a parceria é atraente para a IBM, ao atender mercados em crescimento como IoT e dispositivos móveis, a ARM também deve aproveitar o poder de computaçÃo que a IBM pode oferecer.
Para analistas, poucas companhias podem oferecer a capacidade de processamento para analisar o grande fluxo de dados que am pelas plataformar móveis, assim como desenvolver plataformas para isso.
"Analisar bilhões de bits de dados em tempo real não é um trabalho fácil, e a IBM é uma das poucas companhias no mundo com uma cloud capaz de fazer isso", destacou Julie Bort, do Business Insider.
É importante frisar que a ARM é um grande player no mercado de dispositivos móveis e Internet das Coisas. Somente no projeto mBed, que desenvolve placas para aparelhos de IoT, a empresa fabrica cerca de um bilhão de chips por semestre.
Para a IBM, a parceria com a ARM é só o começo na IoT. A gigante também quer lançar um sistema operacional para estes dispositivos conectados, com ferramentas de integração e desenvolvimento de apps dedicados.
A parceria da Big Blue com a desenvolvedora de chips entra para a lista de diversas parcerias feitas pela companhia nos últimos anos para atacar segmentos em crescimento. No ano ado, por exemplo, a IBM se aliou à Apple para unir forças no segmento de mobilidade corporativa.
Pelo acordo, a IBM proverá serviços na nuvem como gerenciamento de dispositivos e segurança, que serão embarcados nos aparelhos da Apple, que assumirá o desafio de vender equipamentos e aplicações para outras empresas.