COGNITIVO

Icaro Tech: Watson para dashboards 6u6u4o

A empresa integrou funcionalidades de linguagem natural do Watson ao dashboard de indicadores. 104jw

20 de outubro de 2016 - 16:48
Laerte Sabino, COO e sócio da Icaro Tech. Foto: Divulgação.

Laerte Sabino, COO e sócio da Icaro Tech. Foto: Divulgação.

A Icaro Tech, empresa paulista especializada em software para gestão de operações, acaba de integrar funcionalidades de linguagem natural do Watson, da IBM, ao dashboard de indicadores.

O dashboard é um produto próprio da Icaro, no qual convergem gráficos sobre desempenho oriundos de diferentes soluções de gerenciamento de serviços de TI (ITSM, na sigla em inglês), tanto da IBM e BMC e de gestão de força de trabalho (WMF, na sigla em inglês) da ClickSoftware,  multinacionais das quais a empresa é parceira, assim como de outros players de mercado.

“Os clientes poderão fazer consultas por meio de texto através de um chatbot e obter informações sobre o status de sistemas e prazos para correções”, explica Laerte Sabino, COO e sócio da Icaro Tech.

A Icaro Tech tem relativamente poucos clientes do seu sistema de dashboard, cerca de 10, mas a lista inclui a maioria dos players importantes do setor de telecomunicações, como TIM, Claro, Nextel e Sky, por exemplo.

Para esse tipo de clientes, uma funcionalidade de consulta por linguagem natural ao status de operações supre uma necessidade real.

Empresas desse mercado raramente tiram de circulação redes baseadas em tecnologias antigas, ao mesmo tempo em que estão continuamente adotando novidades que permitam reduzir o custo dos investimentos, das quais o último grito são as chamadas redes definidas por software (SDN, na sigla em inglês).

Somado a isso está o esforço crescente das operadoras de telecomunicações por ter uma oferta corporativa completa, incluindo data centers e Internet das Coisas, o que agrega mais camadas de complexidade ao assunto.

“A linguagem natural é só a porta de entrada no mundo da computação cognitiva. Nossa ideia é seguir agregando mais e mais funcionalidades”, aponta Sabino.

Com escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Miami, e projetos em 13 países, a Icaro Tech está apostando num público internacional para o produto, lançado nesta semana na Futurecom em São Paulo e no Gartner Symposium/ITxpo, em Orlando. 

A ferramenta também tem aderência para setores de energia, serviços financeiros e varejo, nos quais a companhia mantém clientes como Bradesco, Brasilprev, EDF e Magazine Luiza.

O uso do recurso de liguagem natural do Watson também foi a escolha da startup Mecasei para a criação da Meeka, assistente virtual para noivos.

Além desses casos, o setor financeiro é o que mais tem explorado as possibilidade do sistema cognitivo da IBM no Brasil.

Enquanto o Bradesco foi o primeiro cliente da solução na América Latina, o Banco do Brasil divulgou no CIAB, em junho, a criação de um centro de competência em computação cognitiva e um assistente inteligente para o app de internet banking.

A IBM não revela outros clientes do Watson no Brasil ou projeta metas para a solução nos próximos anos. 

* Maurício Renner cobre a Futurecom em São Paulo a convite da organização do evento.

Leia mais 6z23s

DIVISÃO

IBM reestrutura diretorias do Watson 293t53

Há 3187 dias
IBM

Watson entra no setor jurídico 685q3u

Há 3163 dias
IBM

Watson: setor financeiro com Promontory 1i5467

Há 3159 dias
PESQUISA

Microsoft reforça unidade de IA 5g66z

IBM

Fleury testa Watson para saúde 343f25

WATSON

IBM e Schaeffler: acordo para IoT 4w643p