
Serviços de mensagens ficaram indisponíveis no Brasil, tanto em versão em aplicativo quanto em desktop. Foto: Depositphotos
A Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu nacionalmente o ICQ, um dos primeiros aplicativos de mensagem instantânea da internet, na última sexta-feira, 1º.
Conforme a Polícia Federal, o aplicativo foi suspenso após várias tentativas infrutíferas de contato com a VK, companhia dona do ICQ.
Segundo o Poder360, o ICQ é usado para a divulgação de conteúdo ilegal infantil e é alvo de investigação por crimes de pornografia infantil e estupro de vulnerável.
Em junho deste ano, o Google retirou do ar o aplicativo de sua loja, afirmando que ele violou suas políticas de uso de “conteúdos abomináveis que retratam abuso sexual infantil e exploração de menores”.
Em outras lojas virtuais, o ICQ continua disponível. A partir da última sexta-feira, os serviços de mensagens ficaram indisponíveis no Brasil, tanto em versão em aplicativo quanto em desktop.
Criado em 1996, o ICQ já foi um dos primeiros softwares a levar a comunicação por mensagens instantâneas pela Internet para um público mais de massa.
Em 2001, por exemplo, o aplicativo atingiu a marca de 100 milhões de usuários.
Apesar do pioneirismo, o app não ou a concorrência da Microsoft, que incluiu o MSN no Windows, e foi perdendo seus usuários até cair na irrelevância.
Em 2015, em um dos últimos dados disponíveis, ele tinha 11 milhões de usuários ativos mensais.