
Anteriormente, Barth já havia sido vice-presidente da Abstartups. Foto: Divulgação
A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) terá pela primeira vez uma mulher na presidência da organização, com a posse de Ingrid Barth, fundadora e diretora de operações da Linker, fintech que atua como banco para pessoas jurídicas, em janeiro de 2023.
Anteriormente, Barth já havia sido vice-presidente da Abstartups.
A nova presidente ou por organizações como International Telecommunication Union (ITU) e International Organization for Standardization (ISO).
Em outros momentos, Barth foi head de desenvolvimento de novos negócios da Foxbit e head de corporate banking na Neon.
Ainda, a executiva com larga experiência no setor financeiro, fez carreira na J.P. Morgan por mais de nove anos, ando por cargos como banqueira global de corporações, associada de serviços e vendas de tesouro e de soluções de produtos de crédito.
Hoje, Barth também é membro do Comitê de Jovens Empreendedores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), membro do conselho do Banco Central do Brasil (Bacen) na Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), e membro do comitê de open banking do Bacen.
A executiva substitui Felipe Matos, CEO e cofundador da Sirius Educação, que ocupou a posição ao longo de um ano e agora assume como vice-presidente da Abstartups.
Como contou ao site Startups, Barth se sente privilegiada e honrada com a decisão.
“Isso nos dará oportunidade de não apenas continuar o trabalho que estamos fazendo, mas também de dar um sinal claro que não apenas a associação, mas também o mercado, estão caminhando para um ambiente mais diverso”, celebrou.
Fundada em 2011, a Abstartups é uma entidade sem fins lucrativos que possui mais de 13 mil empresas em sua base de dados e tem como missão promover o ecossistema brasileiro de startups.