
Sede do Tecnovates em Lajeado.
A Inovates, incubadora tecnológica da Univates, universidade sediada em Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul, acaba de receber a certificação nível 1 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne).
O Cerne foi criado pela Anprotec e o Sebrae e é um conjunto de práticas, divididas em quatro níveis de maturidade, que visam a aumentar a eficácia da incubadora na seleção, qualificação e desenvolvimento dos empreendimentos.
Ao todo, 30 das 370 incubadoras no país estão certificadas em algum nível, incluindo nomes como Incubadora Midi Tecnológico, em Florianópolis; Incubadora do Porto Digital, em Recife; a Unitec, incubadora do Tecnosinos, em São Leopoldo; a Supera, em Ribeirão Preto e a Raiar do Tecnopuc, em Porto Alegre.
“Esta certificação nos põe na obrigação de fazer cada vez mais e melhor na busca da excelência, trilhando o caminho da inovação e do desenvolvimento da nossa região”, afirma a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp.
“Todo o trabalho realizado na Inovates, que em dezembro completa 15 anos, reflete diretamente na qualidade dos negócios incubados e, consequentemente, na região”, completa o gestor da Inovates, Michel Machado, ao destacar que o próximo objetivo é a certificação nível 2.
A expectativa é que no futuro sejam lançados editais dispondo recursos financeiros para desenvolvimento de negócios específicos para empresas incubadas em ambientes de inovação certificados, o que poderá transformar o Cerne em um diferencial.
Aberto em 2014, o Tecnovates conta com cerca de 32 empresas instaladas. O parque oferece às empresas espaço físico e laboratorial, além de recursos humanos, para realização de pesquisa e desenvolvimento com foco em produtos alimentícios, tecnologias de proteção ao meio ambiente e energias alternativas.
A Univates atualmente oferece 46 cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia), 1 sequencial, 14 técnicos, 25 pós-graduação, além de diversos cursos de extensão.
O campus sede da Univates conta com uma área de 566 mil m², na qual estão localizados 25 prédios.