INOVAÇÃO

Porto Alegre busca startups de educação 4g6z1k

O programa é uma parceria entre a prefeitura e a Aliança para a Inovação, formada por UFRGS, PUC-RS e Unisinos. 613o41

09 de agosto de 2018 - 15:11
A prefeitura de Porto Alegre quer atrair startups de todo o país com o Start.Edu. Foto: Luciano Lannes/PMPA.

A prefeitura de Porto Alegre quer atrair startups de todo o país com o Start.Edu. Foto: Luciano Lannes/PMPA.

A prefeitura de Porto Alegre quer atrair startups de todo o país com o novo programa Start.Edu. A iniciativa busca soluções para os desafios da rede municipal de ensino.

O programa busca conectar professores, alunos, pais, gestores e sociedade, com o propósito de ampliar a qualidade dos processos de aprendizagem nas escolas.

 "Precisamos avançar na educação e estamos fazendo isso com a participação da sociedade. O Start.Edu é o primeiro programa do Pacto Pela Inovação, em parceria com a aliança das universidades de Porto Alegre e a Secretaria Municipal de Educação, que está sendo pioneira em aproximar as startups da istração pública”, diz Adriano Naves de Brito, secretário municipal de Educação.

O programa é uma parceria entre a prefeitura e a Aliança para a Inovação de Porto Alegre, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e Unisinos.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, afirma que conta com o apoio das universidades para estender o projeto para outras áreas do município, como saúde, segurança e assistência social.  

“Peço ajuda de vocês para que possamos fazer essa experiência em diversas áreas. Precisamos sair da tese dos discursos e ir para a prática para dar mais qualidade de vida às pessoas”, afirmou no lançamento da iniciativa, realizado na terça-feira, 7/8, no Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS (Tecnopuc).

Na terça-feira, antes do lançamento oficial, os nomes que lideram a Aliança pela Inovação nas universidades comemoraram a criação do Start.Edu. 

Alsones Balestrin, pró-reitor acadêmico e de relações internacionais da Unisinos, Jorge Luis Nicolas Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUC-RS, e Luis Lamb, pró-reitor de pesquisa da UFRGS, falaram sobre o assunto no Menu Poa, realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre.

“Esse é o início do pacto que, para atingir todas as camadas da sociedade, busca criar um ambiente de pequenas melhorias e inovações que unam as pessoas, as universidades, o poder púbico e o setor empresarial”, destaca Audy.

O primeiro edital do Start.Edu está com inscrições abertas até o dia 6 de setembro. Os interessados devem ar o site da Smed para preencher a ficha online de inscrição. 

A partir do edital, serão selecionadas propostas que possam contribuir com os desafios de qualificar os processos de aprendizagem e o desempenho dos alunos, ampliar a eficiência da gestão escolar e melhorar os serviços prestados pela Smed ao cidadão. O programa não prevê transferência de recursos.

Os empreendedores podem apresentar soluções para 20 desafios identificados pela Smed, que estão alocados em três dimensões: Desafios para Promoção da Aprendizagem; Gestão Escolar e Gestão das Aulas; e Melhoria dos Serviços Públicos na Educação. 

Poderão participar pessoas jurídicas de direito privado conceituadas como startups e inscritas no CNPJ/MF há mais de um ano a contar da publicação do edital. 

A Smed abrirá espaço para incubação e testes das soluções selecionadas em parceria com as universidades que formam a Aliança para a Inovação, parques tecnológicas e incubadoras. Antes da convocação para os testes, haverá o pitch das soluções, a ser realizado no Paço Municipal. 

Os testes deverão ocorrer em 2019, mediante de acordo de cooperação técnica.

Leia mais 6z23s

PORTO ALEGRE

Aliança para Inovação está bombando 1m3b2h

Há 2513 dias
FASE 3

SAP Labs aplicará R$ 120 mi em expansão 5i6o1

Há 2480 dias
PORTO ALEGRE

Marchezan quer funcionários trabalhando 516925

Há 2510 dias
PORTO ALEGRE

Horn é diretor técnico na Procempa 3e1oj

INOVAÇÃO

GE Aviation lança desafio para startups 5g2254

CAAS

Fundo promete “capital como serviço” 1c1671

STARTUPS

Sevna entra em rede global de aceleradoras 3s3j3q