INFRA

Inter migra dados para Jira Cloud l6z5s

Projeto liderado pela e-Core reduziu custos operacionais anuais em R$ 1 milhão. 1m726h

28 de junho de 2024 - 10:24
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Inter, banco digital originado do grupo MRV Engenharia, migrou sua estrutura do Jira Data Center para o Jira Cloud, da Atlassian, conhecida pelas suas soluções focadas em gestão do desenvolvimento de software, em um projeto liderado pela e-Core, consultoria de tecnologia sediada em Porto Alegre.

Segundo a instituição, o projeto faz parte da meta de, até 2027, dobrar sua base de clientes, hoje calculada em 30 milhões de usuários, e registrar um retorno sobre o investimento de 30%.

“Nós iniciamos, no ano ado, um grande projeto de eficiência. A migração para o Jira Cloud foi motivada, sobretudo, por dois fatores. De um lado, a eficiência trazida, permitindo reduzir nosso grande overhead de gestão de data center e ter uma gestão melhor de licenciamentos. E, ao mesmo tempo, a questão da inovação, estar mais perto das novas features que a Atlassian está constantemente desenvolvendo”, explica Carlos Pedrosa, superintendente de tecnologia do Inter.

De acordo com o executivo, o principal desafio era realizar a migração com segurança, dentro do prazo, sem incorrer em custos impraticáveis e sem afetar negativamente a experiência do cliente.

Como resultado, a empresa experimentou uma economia de R$ 1 milhão anualmente em custos operacionais envolvendo equipamentos, softwares, pessoal, espaço e licenças.

Além disso, sua equipe de infraestrutura pôde ser redirecionada para criar outros produtos e serviços, segundo a fintech, ganhando maior autonomia e gerando maior integração entre as áreas.

“A velocidade de entrega é o que o cliente do Inter espera, além da qualidade dos nossos serviços. Assim que o Inter transformou seus processos internos, conseguimos resolver as dores dos clientes de uma maneira muito mais ágil. Temos um time 24/7 de observabilidade, o tempo inteiro nas telas, com alertas automatizados, gerenciando tudo rapidamente – um fator que também determina a relevância de uma instituição financeira quando falamos de questões de open finance”, comenta Christian Pinheiro, executive tech manager do Inter.

Fundado em 1994, o Inter, conhecido originalmente como Intermedium Financeira, expandiu suas operações para crédito consignado, crédito imobiliário e crédito para empresas, tornando-se um banco múltiplo em 2008.

Foi apenas em 2015 que a instituição lançou a primeira conta 100% digital e gratuita do Brasil, ando por um rebranding.

Sediada em Porto Alegre, a e-Core possui mais de 20 anos de mercado.

Hoje, a companhia possui escritórios no Brasil, México e Estados Unidos, com mais de 270 clientes e mais de 450 funcionários que atendem mais de 25 segmentos.

Leia mais 6z23s

RECONSTRUÇÃO

Inter migra para nuvem com Adentro 5v4c5z

Há 333 dias
ENGENHARIA

STE contrata backup da Adentro 6v342

Há 333 dias
AJUDA

AWS e Gotobiz oferecem nuvem a empresas gaúchas 5e2m2d

Há 339 dias
NUVEM

Sírio-Libanês: hiperconvergência com Nutanix 416p6y

NUVEM

Ploomes reforça segurança da Azure com Lacework 1x4m18

SACADA

Oracle e Google Cloud anunciam interconexão 32161s