(1).png?w=730)
Foto: Divulgação
O Inter, banco digital originado do grupo MRV Engenharia, migrou sua estrutura do Jira Data Center para o Jira Cloud, da Atlassian, conhecida pelas suas soluções focadas em gestão do desenvolvimento de software, em um projeto liderado pela e-Core, consultoria de tecnologia sediada em Porto Alegre.
Segundo a instituição, o projeto faz parte da meta de, até 2027, dobrar sua base de clientes, hoje calculada em 30 milhões de usuários, e registrar um retorno sobre o investimento de 30%.
“Nós iniciamos, no ano ado, um grande projeto de eficiência. A migração para o Jira Cloud foi motivada, sobretudo, por dois fatores. De um lado, a eficiência trazida, permitindo reduzir nosso grande overhead de gestão de data center e ter uma gestão melhor de licenciamentos. E, ao mesmo tempo, a questão da inovação, estar mais perto das novas features que a Atlassian está constantemente desenvolvendo”, explica Carlos Pedrosa, superintendente de tecnologia do Inter.
De acordo com o executivo, o principal desafio era realizar a migração com segurança, dentro do prazo, sem incorrer em custos impraticáveis e sem afetar negativamente a experiência do cliente.
Como resultado, a empresa experimentou uma economia de R$ 1 milhão anualmente em custos operacionais envolvendo equipamentos, softwares, pessoal, espaço e licenças.
Além disso, sua equipe de infraestrutura pôde ser redirecionada para criar outros produtos e serviços, segundo a fintech, ganhando maior autonomia e gerando maior integração entre as áreas.
“A velocidade de entrega é o que o cliente do Inter espera, além da qualidade dos nossos serviços. Assim que o Inter transformou seus processos internos, conseguimos resolver as dores dos clientes de uma maneira muito mais ágil. Temos um time 24/7 de observabilidade, o tempo inteiro nas telas, com alertas automatizados, gerenciando tudo rapidamente – um fator que também determina a relevância de uma instituição financeira quando falamos de questões de open finance”, comenta Christian Pinheiro, executive tech manager do Inter.
Fundado em 1994, o Inter, conhecido originalmente como Intermedium Financeira, expandiu suas operações para crédito consignado, crédito imobiliário e crédito para empresas, tornando-se um banco múltiplo em 2008.
Foi apenas em 2015 que a instituição lançou a primeira conta 100% digital e gratuita do Brasil, ando por um rebranding.
Sediada em Porto Alegre, a e-Core possui mais de 20 anos de mercado.
Hoje, a companhia possui escritórios no Brasil, México e Estados Unidos, com mais de 270 clientes e mais de 450 funcionários que atendem mais de 25 segmentos.