.png?w=730)
Em 2020, a empresa já havia demitido 80 funcionários (Foto:
A Involves, empresa catarinense de software para gestão de trade marketing, demitiu cerca de 70 profissionais, o equivalente a 18% de sua equipe, que agora fica com pouco mais de 300 colaboradores.
A informação foi divulgada pelo site Layoffs Brasil, plataforma que monitora demissões no mercado de tecnologia brasileiro, e confirmada por André Krummenauer, CEO e cofundador da companhia, que escreveu um artigo no LinkedIn para explicar a situação.
O motivo seria o custo de capital para manter a estratégia de crescimento alavancado que a Involves vinha seguindo, que teria se tornado insustentável diante do mercado financeiro.
Em abril deste ano, a empresa refez sua rota de ação, mas mesmo com o bom crescimento de receita que tem registrado, ainda não teria sido viável manter a estratégia de caixa usada até então. Agora, o foco é aplicar uma estratégia pautada na eficiência de capital.
No post, Krummenauer lamentou a decisão e explicou que os times de atendimento e produtos foram preservados pensando no impacto que o corte nessas áreas poderia causar aos clientes.
“Não tivemos outra saída. Assumo a responsabilidade, já que em última instância foi minha a decisão de crescer de forma mais alavancada”, escreveu.
Apesar dos desligamentos, a empresa afirma estar engajada em ajudar os colaboradores no processo de recolocação e se diz comprometida em “fazer as pontes” entre as partes interessadas.
Essa, entretanto, não é a primeira demissão em massa que a Involves realiza.
Em 2020, foram desligados mais de 80 profissionais, o que correspondia a 30% do quadro funcional da época, quando a empresa havia acabado de captar R$ 23,5 milhões em uma rodada de investimento externo para acelerar sua expansão na América Latina.
Fundada em 2009 em Florianópolis, a Involves possui filiais em São Paulo, México e Colômbia, oferecendo serviços de consultoria de TI.
Nos últimos tempos, outras companhias de tecnologia têm demitido grandes parcelas de suas equipes, como ocorreu nesta última sexta-feira, 8, com a healthtech Alice, que desligou 63 funcionários diante de um redimensionamento do seu time de vendas.
Em junho, a Ebanx, empresa de soluções de pagamentos internacionais, desligou 20% de seus mais de 1,7 mil profissionais e a QuintoAndar, unicórnio de venda e aluguel de imóveis, demitiu 160 funcionários em um corte que afetou 4% do seu time de mais de 4 mil pessoas.