Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Não é mais legal. Foto: divulgação.
O iPhone está deixando de ser "legal", segundo a opinião dos adolescentes, aponta uma pesquisa realizada pela agência norte-americana Buzz Marketing Group e divulgada pela revista Forbes.
De acordo com a revista, um dos principais motivos desta queda de popularidade da Apple e seu smartphone entre os jovens é a, por incrível que pareça, a grande aceitação do aparelho entre os adultos.
Segundo destaca a Forbes, o público adolescente não está interessado em "ter o mesmo smartphone que seus pais ou dentistas".
"Eles querem o mais recente e inovador telefone, que também se identifique com o seu perfil", destaca Larissa Faw, analista da publicação norte-americana.
Segundo Larissa, neste departamento, empresas como Samsung e Microsoft estão mais avançadas que a Apple, lançando dispositivos diferenciados como o Galaxy SIII e o Surface, chamando a atenção dos jovens.
Pelo lado da Apple, as mudanças tímidas com cada modelo novo do iPhone e os preços elevados do aparelho são os entraves. Além disso, a concorrência das rivais é acirrada, com modelos cada vez mais arrojados e com preços competitivos.
Segundo Tina Wells, da Buzz Marketing, alguns jovens já chegam a afirmar que a Apple é coisa do ado.
"A Apple fez um grande trabalho em conquistar a Geração X e os primeiros Millenials, mas não acredito que está se conectando com os mais jovens. Eles querem saber do Surface e do Galaxy",r esume Tina.
GRADUAL
Mesmo com esta mudança no perfil, é preciso itir que o iPhone ainda figura na lista de desejo da maioria. Cerca de 67% dos jovens de classe média-alta ainda pretendem comprar o próximo iPhone.
No entanto, logo atrás vem o grupo de jovens que estão interessados em comprar novidades da Samsung, uma realidade bem diferente de anos atrás, quando a Apple representava uma fatia esmagadora desta equação.
SENTINDO O CUTUCO
O estudo não chega a avaliar o impacto desta constação nos números de venda da Apple, mas indícios apontam que a empresa de Cupertino está se complicando no mercado.
Diante da baixa demanda dos consumidores pelo iPhone 5, a Apple reduziu os pedidos de peças de fabricação do aparelho no último trimestre, segundo destacou o jornal japonês Nikkei nesta segunda-feira, 14.
A informação não foi confirmada pela Apple, mas segue a opinião de analistas, que acreditam que as vendas do iPhone 5, lançado no final de setembro, não estão assim tão bem como se imagina.
Para piorar, a Samsung anunciou na semana ada que as vendas dos smartphones Galaxy S haviam superado 100 milhões de unidades desde o lançamento do primeiro modelo da série, em maio de 2010. O Galaxy SIII, lançado em 2012, já vendeu 40 milhões de unidades.
Para correr atrás do prejuízo, segundo uma matéria do Wall Street Journal, a Apple mudando estratégias, trabalhando inclusive em uma versão mais barata do iPhone.