ERP

IRB migra para S/4Hana l2t4p

16 de março de 2015 - 19:01
Cristina Palmaka.

Cristina Palmaka.

O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil) é o segundo cliente no Brasil do SAP S/4Hana, última versão do sistema de gestão da multinacional alemã, lançado oficialmente no começo de fevereiro.

De acordo com a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, outros cinco contratos já foram fechados e devem ser divulgados em breve. O projeto do IRB será implementado pela Fusion, consultoria gaúcha que nos últimos anos assumiu a sustentação do ERP da SAP e implentou o Ariba na empresa.

O primeiro foi com o Ceitec, estatal federal do segmento de semicondutores. O centro, instalado em Porto Alegre, foi também o primeiro cliente de setor público em nível mundial do SAP S/4Hana. Tanto o Ceitec como o IRB rodam a solução on premise, dentro da sua infraestrutura.

“Apesar do momento econômico complicado, o S/4Hana é uma boa proposta de valor tanto se pensado pelas possibilidades de cortar custos com uso de informação em tempo real como de gerar novas possibilidades de negócio”, acredita a presidente da SAP Brasil.

Cristina não dá pistas de quem são os novos clientes, apenas que um deles é um parceiro da multinacional (este repórter jogaria na Sonda ou T-Systems, que provavelmente estão testando o produto para ser oferecido nos seus data centers).

Ao longo dos últimos anos, a empresa implementou os módulos de gerencia de resseguros (o seu negócio principal) e gestão de cobranças e desembolsos. Agora, a empresa implementará o SAP Simple Finance, uma solução da linha SAP S/4Hana.

Atualmente, existem 110 empresas de resseguro no país, embora o IRB-Brasil ainda detenha a maior fatia do mercado. 

No ano ado, o IRB-Brasil recebeu R$ 2,8 bilhões em prêmios emitidos e teve lucro de R$ 293,4 milhões.

Segundo Valsoir Tronchin, vice-presidente de vendas de inovação, o IRB já rodava algumas funcionalidades analíticas sobre o Hana e optou por migrar todo o seu ERP para o banco de dados em memória da SAP, trocando no processo o hardware de “outro fornecedor”.

Esse tipo de decisão é música nos ouvidos da SAP. O S/4 (em caso que você esteja se perguntando, S vem depois de R e 4, bem, depois de 3, a sigla do já histórico R/3) é a aposta definitiva dos alemães para entrar no mercado de banco de dados.

Com o S/4, o ERP da SAP rodará exclusivamente sobre hardware da própria companhia. O processo de migração será longo - o e a outros bancos de dados é prometido até 2025 - mas ele já começou.

* Maurício Renner cobre o SAP Fórum 2015 em São Paulo a convite da SAP.

Leia mais 6z23s

EXCLUSIVO

Sandra Heck assume projeto SAP na CEEE 1a5b18

Há 3758 dias
CARREIRA

KPIT tem novo gerente de soluções SAP 1h2w3z

Há 3751 dias
ERP

Ceitec terá SAP S/4Hana 4w6234

Há 3746 dias
ESPORTE

New York Mets adota analytics com SAS 1a5b3q

OMNICHANNEL

FH emplaca Hybris na Racco 2gf3e

P&D

Dennison John assume SAP Labs 401l3a

ERP

Novo VP quer agitar a Infor no Brasil 4cl4v