
Fabrício Henrique, gerente de produto e de engenharia de software do Itaú. Foto: LinkedIn.
O Itaú Unibanco adotou a plataforma de gestão de APIs da Axway, multinacional sa de soluções para governança de fluxo de dados, para facilitar a integração de aplicações internas.
Segundo a empresa, o objetivo do projeto era promover o reuso de serviços e aumentar a eficiência operacional do banco. O reuso de APIs serve para evitar custos de desenvolvimento e melhorar o tempo de mercado para acelerar a exposição de novos serviços.
“Um dos nossos principais desafios é fomentar o reuso de serviços internos por meio de APIs, melhorando nossa eficiência e aumentando nossa velocidade. A API é, sem dúvida, uma ferramenta crucial para atender às necessidades dos nossos clientes e impulsionar nosso crescimento”, afirma Fabrício Henrique, gerente de produto e de engenharia de software do Itaú.
Atualmente, mais de 100 bilhões de transações trafegam mensalmente através das APIs do Itaú, com mais de 30 bilhões ando pela plataforma da Axway.
Hoje com 65 milhões de clientes, o Itaú possui cerca de 100 mil colaboradores, 4,7 mil agências e 47,5 mil caixas eletrônicos no Brasil, além de estar presente em outros 17 países.
A Axway iniciou sua presença no Brasil em 2013, após comprar a carteira de clientes da SCI, que atuava como representante exclusiva das soluções da companhia no país até então.
Seu portfólio abrange transferência gerenciada de arquivos, integração B2B, centro de contabilidade financeira e gerenciamento de API por meio da plataforma Amplify.