Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Sérgio Valério, co-CEO da ITS.
O ITS Group acaba de receber a certificação da SAP para venda e implantação do Hana, solução de processamento de dados em memória que é a grande aposta da multinacional alemã no momento.
A empresa gaúcha é uma das três consultorias no Brasil com a autorização e a única na região Sul. Uma das outras é a Sonda Procwork, que lançou uma solução específica para processamento de obrigações fiscais baseada na plataforma.
“Estamos no momento desenvolvendo os primeiros projetos usando tecnologia Hana”, afirma Sérgio Valério, co-CEO do ITS Group. “Nosso foco é por gerar ganho para os clientes. Nem a SAP nem nós acreditamos em tecnologia por tecnologia”, completa o empresário.
Valério não dá maiores pistas sobre o que pode estar em desenvolvimento no empresa, mas o Hana é hoje uma realidade que permeia o portfólio da multinacional alemã, boa parte dele representado na carteira da companhia gaúcha.
Uma possibilidade é rodar os próprios ERPs da multinacional sobre Hana, permitindo processamento em segundos do que antes demoraria dias. A base de clientes ativos da ITS era de 50 empresas no final de 2012.
Outra seria desenvolver aplicações de mobilidade com o softwares analíticos ou de CRM, todas áreas na qual a ITS atua diretamente ou por meio das empresas It’s Mobile, focada em mobilidade que já desenvolveu mais de 25 aplicativos sob demanda de clientes e outros em conjunto com o Co-Innovation Labs da SAP (Coil) ou a Mais CRM.
O Hana é o produto com maior crescimento na história da SAP: o faturamento com a tecnologia de processamento em memória aumentou 15 vezes no Brasil no primeiro trimestre em relação com o mesmo período do ano ado.
O grande crescimento se deve em parte a uma base relativamente pequena de comparação. A SAP Brasil não revela quantos clientes o Hana tem no país. Em nível mundial é 1 mil clientes em 24 indústrias, pouco menos de 20% dos quais (170) já tem a novidade ativa.
A SAP tem estimulado o desenvolvimento de novas aplicações baseadas em Hana por meio de iniciativas como o Hana Startup Focus Program, que escolheu 10 empresas na América Latina para receber subsídios para o desenvolvimento de produtos. A companhia já anunciou US$ 500 milhões em investimentos nesse tipo de iniciativa.
Para a ITS, estar nesse barco é parte importante da estratégia a longo prazo. “Nós procuramos estar sempre alinhados ao posicionamento da SAP em cada momento. É o melhor caminho para crescer”, analisa Valério.
Além do SAP HANA Product Authorization, a ITS também é SAP Partner Center of Expertise, SAP Gold Partner e única Master Var SAP da Região Sul, coordenando uma rede de revendas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.