
Juntos Somos Mais foi criada em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento (Foto: Depositphotos)
A Juntos Somos Mais, t venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, adotou soluções da H2O.ai, startup americana de plataformas de inteligência artificial em nuvem, no seu marketplace B2B.
Na prática, duas frentes devem ser implementadas. A primeira é de análise de comportamento do cliente, utilizando IA para avaliar dados de consumidores e identificar padrões para a recomendação de melhores ofertas por perfil de usuário.
Já a segunda frente é de recomendações inteligentes, com o desenvolvimento de sistemas de recomendação baseados em IA para alavancar as vendas cruzadas e aumentar o valor médio das compras dos clientes.
No projeto, ainda está prevista a adoção de segmentação avançada, com a divisão da base de compradores em segmentos mais precisos para aprimorar o direcionamento e eficácia das campanhas.
Segundo Bianca Ferarezi, gerente de produtos de dados da Juntos Somos Mais, a empresa tem estudado cada vez mais o perfil de consumo dos varejistas de materiais de construção em seu marketplace e tem testado modelos de recomendações de produtos por diferentes abordagens e pontos da jornada de compras.
“Com o apoio tecnológico da H2O.ai, vamos acelerar o desenvolvimento dos modelos de recomendação, experimentar novos modelos e soluções de inteligência para personalização da experiência de compra dos varejistas em nossa loja virtual", espera Ferarezi.
A Juntos Somos Mais foi criada em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Em 2018, transformou-se em uma empresa independente na qual Votorantim tem 45% do capital. O restante pertence à Gerdau e à Tigre, com 27,5% cada.
Hoje, seu ecossistema conta com mais de 30 companhias de construção, mais de 100 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obras. Na loja virtual, são mais de 10 mil lojistas comprando mensalmente.
Em 2020, a empresa adquiriu a startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais. Em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas.
Criada em 2012 no Vale do Silício, a H2O.ai iniciou sua atuação e operação no Brasil em 2020. Atualmente, mais de 20 mil clientes usam a sua solução de IA, incluindo PayPal, AT&T, Capital One, Kaiser Permanente, PwC e Wells Fargo.
Em 2021, a companhia recebeu um aporte de US$ 100 milhões liderado pelo banco Commonwealth Bank of Australia (CBA).
Com o investimento, o quinto da sua história (o que se chama no jargão de uma série E), a startup ou a ter o status de unicórnio pelo seu valor de mercado acima de US$ 1 bilhão.