.png?w=730)
Foto: Depositphotos
A Kotas, plataforma de economia compartilhada que auxilia seus usuários na divisão e pagamento de serviços coletivos de , contratou os serviços da Dedalus, especializada em serviços de cloud computing e dados, para aprimorar seu ambiente AWS.
A motivação do projeto foi a necessidade por parte da empresa de obter uma solução robusta que aumentasse a disponibilidade, segurança e estabilidade da operação.
Antes, a infraestrutura da Kotas contava com shared hosts, responsáveis por todo seu armazenamento, sustentação e segurança. Nesse cenário, a empresa migrou metade de sua operação para a AWS por conta própria.
Depois desta etapa, entretanto, foi preciso contar com o auxílio de uma especialista para aprimorar e sustentar o ambiente.
Com a ajuda da Dedalus, a Kotas conseguiu atingir níveis de disponibilidade, segurança e estabilidade mais robustos, abrindo espaço para futuros projetos em conjunto para aprimorar, ainda mais, o ambiente.
Diante desta disposição, a empresa utiliza AWS para a maioria dos seus componentes.
O armazenamento estático é feito pelo serviço S3, também da Amazon, que confere controle de o a dados, proteção contra usuários não autorizados e análise de big data.
O gerenciamento de contêineres, unidades executáveis de software, por sua vez, é feito pelo Amazon Elastic Container Service (Amazon ECS), que oferece uma solução de serviço intuitiva.
Também foi adotado o EC2, que permite que os usuários aluguem computadores virtuais nos quais rodam suas próprias aplicações.
O o ao ambiente por parte dos usuários é feito via VPN client-to-site, para garantir a segurança de o.
Além disso, o ambiente conta com banco de dados relacional, que promete maior agilidade e economia de gastos, e com Elastic Load Balancing, para distribuir o tráfego de rede, melhorando a escalabilidade da aplicação.
"A estrutura entregue pela Dedalus e a evolução tecnológica foram muito boas. Além da equipe estar sempre disponível para nos apoiar, a consultoria prestada foi feita de forma muito profissional e competente”, finaliza Nikolas.
Criada em 2016 por Frederico Faleiro e Filipe Prado, ambos ex-funcionários da AeC de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a Kotas é uma plataforma que auxilia na divisão e no pagamento de serviços coletivos de .
Seu portfólio inclui serviços de streaming de música e vídeos, como Deezer, Spotify e Disney+, assim como serviços para leitura e de cursos on-line.
A companhia promete uma economia de até 80% do valor gasto por meio da plataforma, que oferece 500 serviços e s.
Já a Dedalus, no mercado desde 2009, tem como carro-chefe a intermediação e gestão de contratação de nuvens públicas como AWS, Google e Microsoft, a figura conhecida como "broker".