JOVENS

Lemann e Vivo ensinam programação 4q4552

O projeto disponibiliza ferramentas online gratuitas, como o Scratch, a Khan Academy, o Codecademy e o Code.org. 191p5j

02 de outubro de 2014 - 13:44
A iniciativa quer promover o ensino de programação, especialmente entre crianças e jovens. Foto: Ollyy/Shutterstock.com.

A iniciativa quer promover o ensino de programação, especialmente entre crianças e jovens. Foto: Ollyy/Shutterstock.com.

A Fundação Lemann e a Fundação Telefônica Vivo lançaram em setembro o Programaê!, um movimento para democratizar o ensino de programação em todo o Brasil. A iniciativa trabalha com dois objetivos: promover o aprendizado da programação, especialmente entre crianças e jovens; e mobilizar a sociedade em prol dessa iniciativa e das transformações sociais. 

Para as lições de a programação o projeto disponibiliza ferramentas online gratuitas, como o Scratch, a Khan Academy, o Codecademy e o Code.org. A iniciativa ainda prevê a formação de quem deseja ensinar, seja por meio de oficina ou por meio de pontes entre programadores experientes, professores, monitores e educadores iniciantes. 

O Programaê! também promove o ensino de programação em instituições sociais e educacionais. 

“O domínio das ferramentas digitais, como a programação, são competências necessárias para qualquer jovem do século 21. Queremos, com essa parceria, empoderar os jovens com conhecimento e formação para atuarem, aliados à tecnologia, como atores da transformação social que desejam”, comenta Gabriela Bighetti, presidente da Fundação Telefônica Vivo.

O domínio da linguagem da tecnologia pelas novas gerações tem aparecido cada vez mais no debate sobre educação. Na Inglaterra, por exemplo, começou em setembro o ensino obrigatório de programação durante todo o ensino básico escolar.

Outro projeto desse tipo foi lançado no Brasil em maio. A Locaweb e o centro de treinamento em programação Caelum lançaram o  Ano do Código – Vem programar!, uma iniciativa destinada a atrair jovens para a área de tecnologia inspirada em similares americanos como Code.org. Também apoiam a iniciativa o Grupo de Usuários Java, o centros de treinamento Alura, a consultoria  Code Miner, a editora de livros Casa do Código e a Globo.com.

Leia mais 6z23s

CAPACITAÇÃO

Brasil Mais TI já tem 30 cursos de programação 4l4k70

Há 3988 dias
ESTUDO NO CELULAR

Colégio adota Mind Pills para estudantes g2zz

Há 3956 dias
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Tablets ou notes em aula, eis a questão 1b1f5u

Há 3943 dias
SINAL DOS TEMPOS

RBS ensina programação 6y4051

NOVO CURRÍCULO

Escolas da Inglaterra ensinam programação 6w3x5v

PENSA

Big Data vira política pública no Rio 525s6w

EMPREENDEDORISMO

Junior Achievement e Dell têm projeto em escolas públicas 323b72

PUC-RS

Jogo virtual orienta sobre evacuação 50523n