
MetrôRio implementa tecnologia Wi-Fi na Cisco. Foto: divulgação.
O MetrôRio, concessionária responsável pela expansão da rede de transporte metroviário na capital carioca, implementou a tecnologia Wi-Fi da Cisco para disponibilizar o internet grátis para seus ageiros.
Com o projeto, as estações Flamengo, Largo do Machado e Catete agora contam com internet sem fio gratuita, operada através de Access Points da companhia e da arquitetura Cisco Prime.
O serviço de Wi-Fi, prestado pela Linktel, está em funcionamento desde março deste ano e é utilizado pelos usuários do Metrô e pelos estabelecimentos comerciais dentro das estações.
Foram instalados Access Points Cisco Aironet 2602-i e a controladora Cisco 8500, além da arquitetura Cisco Prime, tecnologia que integra as soluções Prime LAN Management Solutions (LMS) e Prime Network Control System (NCS) em um único pacote.
A infraestrutura foi implantada em topologia “estrela”, interligada com a Central da concessionária e com os pontos de Wi-Fi dispostos nos mezaninos e nas plataformas.
A concessionária tem intenção de colocar o Wi-Fi gratuito em funcionamento em todas as 36 estações até o fim deste ano (hoje são 17 estações com esse tipo de serviço).
Com fluxo de 830 mil pessoas por dia, o MetrôRio conta com 2 linhas e 36 estações em funcionamento. Apenas no mês de abril, o MetrôRio contabilizou 4.869 os nas três estações, sendo que a estação Flamengo foi a de maior volume (2.140 autenticações).
“Para o MetrôRio, é importante oferecer conveniência e serviços como o Wi-Fi gratuito que facilitem a vida do usuário, tornando sua experiência dentro do sistema metroviário ainda mais positiva”, afirma Ricardo Nunes, diretor de Marketing e Comercial do MetrôRio.
Nos estabelecimentos comerciais dentro das estações, a Linktel possui uma equipe comercial que fornece o serviço como link compartilhado para as lojas, que utilizam a Internet sem fio nas suas operações do dia a dia.
“Atualmente é impossível imaginar não ter o à tecnologia Wi-Fi, principalmente em locais com grande fluxo de pessoas, como é o caso do MetrôRio. É preciso que o sistema seja de fácil implementação e gerenciamento, agregando valor ao negócio do cliente. Estamos contentes que a tecnologia Cisco tenha proporcionado isso”, afirma Junot Pitanga, gerente regional do segmento de Operadoras da Cisco.