VISIBILIDADE

Livelo monitora rede com Paessler 3p3461

Empresa adotou a solução PRTG Network Monitor com projeto da integradora Nap IT. 4m2r5v

26 de novembro de 2020 - 10:52
A Livelo conta com uma base de mais de 22 milhões de clientes e participantes. Foto: divulgação.

A Livelo conta com uma base de mais de 22 milhões de clientes e participantes. Foto: divulgação.

A Livelo, empresa especializada em programas de fidelidade criada pelo Bradesco e pelo Banco do Brasil, adotou a solução PRTG Network Monitor, software de monitoramento de rede da fabricante alemã Paessler, com projeto da integradora Nap IT.

Com parte relevante da infraestrutura de TI sendo tradicional, toda aplicação desenvolvida em cloud pela Livelo precisa ar pela estrutura física, onde estão roteadores, switches e firewalls.

Para antecipar problemas e evitar impactos sobre o negócio, a companhia fez uma busca ativa de soluções de mercado e chegou ao PRTG Network Monitor, que atendia às necessidades elencadas – tanto em termos de diagnóstico e prevenção de incidentes como no atendimento de requisitos e solicitações de auditorias. 

O time de especialistas da Nap IT visitou a sede da Livelo em Barueri, São Paulo, em agosto de 2019 e, após explicar tecnicamente a solução, conquistou o projeto já na primeira apresentação. 

Uma das principais preocupações era ter o PRTG integrado às ferramentas de comunicação diária da equipe da Livelo, como o Slack, dando alertas automáticos diretamente aos profissionais quando necessário, e o Jira, usado para gerenciar tarefas e acompanhar projetos. 

Assim, todo alerta na rede entraria automaticamente no fluxo de trabalho do time de DevOps, dando mais velocidade no atendimento de ocorrências.

A integração começou em janeiro de 2020 e, após as reuniões de planejamento com as equipes envolvidas no projeto, a implantação levou cerca de dois meses. Para facilitar a cadência e o engajamento do projeto, uma profissional da Nap IT ficou alocada em Barueri durante o processo.

“O maior desafio foi fazer as integrações que a Livelo solicitou com a ferramenta de comunicação e de chamados. São tecnologias que nunca tínhamos integrado com o PRTG e conseguimos atender todas as necessidades do cliente. Qualquer problema que eles tenham na rede, hoje conseguem identificar com a ferramenta”, conta Debora Pires, analista de redes da Nap IT.

O projeto foi concluído em março de 2020 e, além do software funcional e das integrações, foram entregues dashboards customizadas para atender as necessidades da Livelo.

Com a ferramenta, o monitoramento ocorre por meio de protocolos, o que permite descobrir a disponibilidade de dispositivos e detalhes sobre seu funcionamento, como memória e processamento disponíveis, por exemplo.

Para a companhia, o principal resultado do uso do PRTG é justamente a visibilidade, antes inexistente. Qualquer percepção de lentidão gera consultas à ferramenta e os alertas aceleraram as respostas do time a incidentes, além de prevenir possíveis problemas.

“Economiza muito tempo. Quando sentíamos uma lentidão, que pode ter causa bastante específica, tínhamos que sair vasculhando. E o ambiente é muito robusto: hoje cuidamos de mais de 80 aplicações e serviços. E olhar para 80 possibilidades era totalmente inviável. Com o PRTG, conseguimos saber onde está o problema”, explica Danilo Couto, especialista em DevOps da Livelo.

Além de gerar maior visibilidade, rastreabilidade, resiliência e disponibilidade, o PRTG também foi importante para que a empresa asse pela pandemia sem sobressaltos. A ferramenta pode ser ada pela web com segurança, ou seja, mesmo em home office.

Segundo a empresa, isso tornou o PRTG a ferramenta principal do time de redes da Livelo.

“Nosso negócio é digital e dependemos do site no ar para gerar lucro. Quanto menos tempo de indisponibilidade, seja de redes, canais ou desenvolvimento, melhor”, ressalta Couto.

A Black Friday, que acontece durante todo o mês de novembro na empresa, está gerando uma imensa demanda e deve ser uma prova de fogo para a solução.

Fundada em 2016, a Livelo conta com uma base de mais de 22 milhões de clientes e participantes, além de dezenas de parceiros de resgate de recompensas e de acúmulo de pontos, com mais de 800 mil opções de produtos e serviços reunidos em um marketplace próprio.

A Paessler foi fundada em 1997 e está baseada em Nuremberg, na Alemanha. Sua solução tem mais de 300 mil usuários no mundo.

Já a Nap IT – Global Network Solutions foi fundada em 2011 e tem sede em Porto Alegre, além de escritórios localizados em São Paulo, Lisboa e Santiago. Em seu portfólio, também estão clientes como Arezzo, E-Sales, Quilmes, Ceitec e Souza Cruz.

Leia mais 6z23s

FINTECH

Mauro Bizatto é o novo CEO da Donus 195l4m

Há 1692 dias
INVESTIMENTO

Asaas tem Eduardo Gouveia no conselho 134r4u

Há 1902 dias
MUDANÇA

UOL Diveo agora é Como e UD 5k1862

Há 1928 dias
EQUIPAMENTO

TRT4 migra infra para Cisco 464x2o

EVENTOS

Quem leva o Web Summit: Porto Alegre ou Rio de Janeiro? 106d2w

MARKETING

Farmarcas: promoção com Stefanini Inspiring 2nk53

LABORATÓRIOS

Grupo Pardini integra dados com Infor 52j10

INTERAÇÃO

Globo tem SIPAT gamificada com PlayerUm 251k

ACORDO

Procergs terá 10 estagiários de novo curso da PUC-RS 4s3a23

CONEXÃO

Pátria investe mais de R$ 3 bilhões em nova empresa 6w4t60