
Luís Masiero, diretor de TI e inovação da Lebes. Foto: divulgação.
A Lojas Lebes, uma das maiores redes varejistas em atuação na Região Sul, contratou a Claranet Brasil, multinacional inglesa de serviços gerenciados de nuvem, para desenvolver um novo ambiente de cloud para a companhia.
No novo projeto de Enterprise Cloud, iniciado no final de 2019, o ambiente da Lebes ou a contar a arquitetura de nuvem privada da Claranet e outra parte da infraestrutura baseada na nuvem pública da AWS.
Segundo a empresa, a remodelagem tem como característica uma arquitetura em nuvem com recursos dedicados, que permite a criação, ampliação e eliminação de servidores virtuais de acordo com as necessidades do negócio.
"A tecnologia em nuvem nos ajuda na estabilidade do sistema, fazendo com que a empresa tenha continuidade dos negócios, sem falhas de disponibilidade e operando 24X7", destaca Luís Masiero, diretor de TI e inovação da Lebes.
A nova infraestrutura deve ancorar o plano de expansão que a companhia prepara para os próximos meses, com a abertura de 40 novas filiais da rede, além da digitalização da Lebes Financeira e da Intechlog, que também fazem parte do Grupo Lebes.
"Entendemos por estruturar a empresa, principalmente sua governança, a fim de aprimorar a nossa gestão. Queremos nos tornar cada vez mais ‘cloud’, com o máximo de dados e sistemas hospedados com a Claranet, sempre com o que há de melhor e mais inovador no mercado para cada solução aplicada", afirma Otelmo Drebes, presidente da Lojas Lebes.
Com a continuidade e estabilidade do negócio que a nuvem proporciona, a Lebes também pretende reforçar o conceito omnichannel para o consumidor final, tendo uma comunicação de forma linear em todos os canais, sejam eles on-line ou offline.
"Para o varejo, a prioridade é sempre investir em tecnologias que consigam colocar o cliente como centro do negócio e impactá-lo de forma positiva. E é isso que a nuvem conseguiu proporcionar”, salienta Marcos Andrade, CMO da Claranet.
A Claranet tem presença em 10 países, atendendo 6,8 mil clientes corporativos e mais de 2,5 mil colaboradores espalhados por 24 escritórios no mundo.
Já a Lojas Lebes tem investido bastante em tecnologia nos últimos tempos.
Recentemente, a empresa adotou a solução da Pmweb, companhia de serviços e tecnologia para marketing e CRM, para integrar e processar os dados de clientes em busca de ações mais assertivas das equipes de vendas.
Também neste ano, a companhia anunciou a aquisição do software Klassmatt, da Integra, para fazer a governança de dados mestres.
Anteriormente, o grupo já havia implantado o sistema de gestão SAP S/4 Hana com consultoria da FH.
A Lebes foi fundada em 1956 na cidade de São Jerônimo, um pequeno município distante 70 km de Porto Alegre, e comercializa desde móveis, eletrodomésticos e tecnologia até linhas de moda feminina, masculina, infantil, órios e calçados.
Com 160 filiais, a rede fatura mais de R$ 1 bilhão e está presente em mais de 100 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com 1 milhão de clientes ativos e mais de 3 mil colaboradores.
Além da rede de varejo, que conta com um centro de distribuição e um centro istrativo, o grupo ainda possui a fábrica de confecção New Free, a Lebes Financeira e a Intechlog.