
Lúcia Almeida, diretora de TI da C&C.
A C&C, uma das maiores redes de varejo de materiais de construção do país, iniciou a implantação de um sistema de gestão S/4 Hana da SAP, em um projeto que terá consultoria da Seidor.
Com a implantação, a C&C está substituindo os softwares Gemco, uma solução da Bematech usada para a área contábil e financeira e o SC3, um sistema de desenvolvimento interno para a parte de reposição de mercadorias, consolidação de movimentação das lojas e estabelecimento de base geral de preço de vendas e custos.
“Nossa expectativa é que essa solução eleve o nosso patamar de governança, gestão e decisão porque vai nos permitir ter uma visão analítica 360º de toda a nossa operação”, avalia Lúcia Almeida, diretora de TI da C&C.
A primeira onda de implantação, que estará relacionada às finanças, governança e analytics, tem previsão de entrega em julho de 2021.
Já a segunda, ligada à logística e gestão de estoques, deve entrar em vigor no mês de março de 2022.
A infraestrutura será híbrida, com parte na nuvem ou comprada como serviço e outra parte no próprio ambiente da C&C.
“O que buscamos é melhorar a produtividade e a rentabilidade da C&C, facilitar a jornada do vendedor e oferecer uma experiência ainda melhor para o nosso cliente, pautados por decisões rápidas e acertadas”, agrega Almeida.
A C&C teve uma receita de R$ 1,5 bilhão em 2019 e é uma das poucas bandeiras 100% brasileiras de porte similar às redes de capital estrangeiro que atuam no país.
A lista inclui as sas Leroy Merlin, com 42 lojas, e Saint-Gobain, dona da Telhanorte e da Tumelero que, juntas, têm 75 unidades.
Outra rival é a Sodimac, do grupo chileno Falabella, que desembarcou no Brasil em 2013, com a compra da Dicico. E, desde 2018, vem cumprindo um plano agressivo de expansão, com 53 unidades.
A concorrência também vem de nomes como a Quero-Quero, do Sul do País, que captou R$ 2,2 bilhões em seu IPO, em agosto de 2020.
Mesmo assim, o mercado tem muito espaço para consolidação. Segundo a Anamaco, o Brasil tem mais de 136 mil lojas de material de construção, das quais, 68,3% têm até quatro funcionários.
A Seidor, multinacional espanhola parceria da SAP, com experiência no segmento de varejo.
No Brasil, a companhia tem filiais em São Paulo, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vila Velha e Porto Alegre.
A Seidor tem projetos em S/4, C/4H, Ariba e Successfactors e uma base importante de implementação do ERP para pequenas e médias Business One, totalizando mais de 200 entregas no país.