MODA

Macy’s une Satisfi com Watson i465j

Ferramenta permite a interação dos clientes com uma plataforma baseada em inteligência artificial. 5k2c2j

17 de agosto de 2016 - 17:24
Macy's On Call permite a interação de clientes com plataforma baseada em inteligência artificial. Foto: Divulgação.

Macy's On Call permite a interação de clientes com plataforma baseada em inteligência artificial. Foto: Divulgação.

A Macy's iniciou o projeto piloto da "Macy’s On Call", uma ferramenta mobile que permite a interação dos clientes com uma plataforma baseada em inteligência artificial.

A plataforma une a tecnologia de computação cognitiva Watson, da IBM, ao sistema de engajamento inteligente da Satisfi. 

O sistema, ado através de um navegador móvel, permite que os clientes façam perguntas em linguagem natural sobre a variedade de produtos e serviços de cada loja participante do projeto piloto. 

Os clientes podem pedir informações como localização de cada produto na loja ou a partir de uma pergunta específica (como “onde estão os sapatos femininos”) ou digitando uma combinação de palavras chaves, como tipo e marca do produto procurado.

A ferramenta colabora para que os clientes tenham uma experiência mais ágil nas lojas, pois cada loja da Macy's tem uma configuração diferente.

Por contar com o Watson, o sistema irá evoluir à medida que ele aprende mais sobre os clientes de cada loja. O aprendizado já foi importante para montar uma categoria de produtos mais procurados, que destaca as perguntas mais frequentes em cada local. 

Como parte do piloto, a Macy's também está incorporando um recurso de idioma espanhol para servir a um público amplo de sua base de clientes em lojas selecionadas. 

"Na Macy's, continuamos focados em identificar, testar e apoiar novas ideias e abordagens que ajudarão a elevar o serviço aos nossos clientes através da tecnologia. Este programa, em parceria com Satisfi e IBM Watson, vai nos ajudar a explorar novas maneiras de atender os clientes de forma personalizada na loja", afirma. Peter Sachse, diretor de crescimento da Macy's.

Para David Kenny, gerente geral da IBM Watson, levar o Watson para o ambiente do varejo apresenta à rede uma oportunidade de se envolver com o consumidor em diferentes níveis. 

"Esse caso específico leva o Watson para um nível que vai além do auxílio aos clientes na decisão de compras, colaborando também com a localização dos produtos e serviços na loja, que é um importante aspecto para uma boa experiência no local”, completa.

Dez lojas da rede foram selecionadas para o projeto piloto, com diferentes níveis de uso da ferramenta. A implantação mais completa acontece em lojas das cidades de Short Hills (NJ), Buford (GA), Atlanta (GA), Miami (FL) e Garden City (NY).

Com lojas em 734 cidades, a Macy’s faturou US$ 28,1 bilhões em 2014.

Leia mais 6z23s

INTELIGÊNCIA CASAMENTEIRA

Mecasei usa Watson como assistente 60421x

Há 3360 dias
RH

Elancers: IBM para recrutamento 4a4i4o

Há 3312 dias
TENDÊNCIA

IBM: computação cognitiva é necessária gt3f

Há 3303 dias
COMPUTAÇÃO COGNITIVA

Fapesp financia pesquisas com IBM 153p39

ESTRATÉGIA

SAP avança na área de saúde 3z2i2

COMPUTAÇÃO COGNITIVA

Cigam: acordo com IBM para Watson 40255e

DESENVOLVIMENTO