.png?w=730)
Foto: Divulgação
A Mapzer, curitibana que mapeia vias urbanas com o auxílio de automóveis equipados com inteligência artificial, enviou voluntariamente três veículos para o Rio Grande do Sul para mapear ruas obstruídas depois das enchentes em Porto Alegre, Lajeado e São Leopoldo.
Segundo a empresa, a ideia é auxiliar o poder público a mobilizar recursos e equipes para reconstruir as cidades mais rapidamente.
“Após fazermos a primeira ronda, o veículo é movido para outras áreas da cidade e, depois, retorna para o local onde iniciou, mapeando novamente e conferindo o que já foi resolvido e aquilo com que ainda é necessário lidar. À medida que a água baixa, muita coisa surge e as gestões precisam de todo o apoio possível para efetuar a reabertura das vias e o auxílio à população”, detalha Machado.
Na cidade de Lajeado, situada a 113 km da capital, o serviço foi iniciado em maio e já mapeou mais de 4,2 mil ocorrências, apontando as regiões mais críticas.
Em junho, os veículos destinados a Porto Alegre iniciaram sua ronda, mapeando problemas como buracos, entulhos e mato irregular.
“A gestão da cidade já vinha prospectando soluções inovadoras com emprego de IA que pudessem beneficiar nossas operações. A combinação da visão computacional com IA para detectar automaticamente problemas nas ruas já estava no radar e agora podemos contar com a mesma para esse momento excepcional, o que vai nos ajudar muito a direcionar esforços. Esse é mais um dos vários exemplos em que a inovação vem contribuindo com o enfrentamento da crise”, complementa Luiz Carlos Pinto, secretário de inovação de Porto Alegre.
Fundada em Curitiba em 2020, a Mapzer tem por objetivo mapear as necessidades de manutenção dos espaços urbanos, identificando em tempo real ocorrências que impactam diretamente na vida do cidadão. A solução já está presente em oito estados brasileiros.