MOBILIDADE

Marcopolo fecha acordo com Zenobē 1w1p5i

A britânica fará testes de soluções de carregamento inteligente para ônibus elétricos. 2o6g59

20 de dezembro de 2022 - 17:14
Attivi, o modelo de ônibus 100% elétrico da Marcopolo. Foto: divulgação.

Attivi, o modelo de ônibus 100% elétrico da Marcopolo. Foto: divulgação.

A Marcopolo, fabricante brasileira de carrocerias de ônibus, fechou um acordo com a  Zenobē, multinacional britânica especializada em frota de veículos elétricos e armazenamento de energia em baterias, para desenvolver soluções de eletromobilidade para transporte público.

O acordo inclui a adoção da plataforma de gestão de eficiência energética da Zenobē e testes de soluções de carregamento inteligente para apoiar o lançamento do Attivi, o novo modelo de ônibus 100% elétrico da Marcopolo no Brasil, América Latina e América do Norte.

A brasileira anunciou o início da produção de ônibus elétricos em agosto de 2022. Até o final deste ano, devem ser produzidas 30 unidades do Attivi, que serão entregues aos clientes em diferentes regiões do país. 

“A celebração deste acordo permitirá à Marcopolo aproveitar a experiência da Zenobē na propriedade e operação de veículos elétricos e usar nosso software de carregamento inteligente para apoiar o desenvolvimento de seus novos modelos de veículos elétricos”, explica Steven Meersman, cofundador e diretor da Zenobē.

Com sede no Reino Unido e operações na Europa, Austrália e Nova Zelândia, a Zenobē possui 25% de participação de mercado no segmento de ônibus elétricos no Reino Unido e aproximadamente 1 mil veículos elétricos adquiridos globalmente.

A empresa é a maior proprietária de ônibus elétricos para aluguel no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Com seu modelo de Transporte Elétrico como Serviço (ETaaS, na sigla em inglês), cobra uma taxa mensal para operadores de frotas e autoridades locais em projetos de longo prazo.

O serviço inclui infraestrutura de carregamento, substituição de bateria e gerenciamento e monitoramento de eficiência energética, além dos próprios veículos.

“A Zenobē é pioneira em soluções de eletrificação de frotas e carregamento inteligente. Ao utilizar sua expertise em soluções de carregamento de veículos elétricos, a Marcopolo estará bem posicionada para desenvolver veículos elétricos que atendam às demandas de frotistas em todo o mundo”, explica João Paulo Ledur, diretor de estratégia e transformação digital da Marcopolo.

Fundada em 1949 em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, a Marcopolo S.A tem 11 unidades fabris no exterior e é composta por empresas dedicadas à fabricação de ônibus, micro-ônibus e peças, soluções financeiras e ferroviárias.

Em 2021, a companhia faturou R$ 3,4 bilhões, baixa de 2,5% em comparação com o ano anterior. Só no terceiro trimestre deste ano, a receita foi de R$ 1,5 bilhão, alta de 100,1% ante o mesmo período do ano ado. Na produção brasileira de carrocerias, a Marcopolo tem participação de 53,1%.

Leia mais 6z23s

TOMADAS

AES Brasil testa Uber elétrico em SP b6t63

Há 986 dias
AUTO

99 reúne empresas em prol dos carros elétricos 3cf2c

Há 1128 dias
NUVEM

Banco VR migra para AWS 1t4gg

Há 896 dias
MOBILE

TCL começa a fabricar smartphones no Brasil 4i1w71

MOBILIDADE

Tecnopuc sediará Chaevi no Brasil 5yh1c

ESCALABILIDADE

Por dentro do uso da nuvem nas eleições 425a3t