
Luis Maroto
A Amadeus, especializada em soluções de TI e distribuição para o mercado de viagens e turismo, anuncia Luis Maroto como novo presidente e CEO mundial.
O executivo, que atuava como vice-presidente da companhia, agora assume o cargo antes ocupado por David V. Jones.
A mudança, segundo comunicado divulgado pela Amadeus, faz parte de um plano sucessório iniciado em janeiro de 2010.
Integrante da equipe Amadeus há onze anos, o novo presidente já ou por diversos cargos, incluindo o de CFO e, nos últimos dois anos, vice-presidente.
Maroto foi um dos pilares da estratégia da companhia para entrada na bolsa de valores, com IPO em abril de 2010, e da inclusão no IBEX-35, principal índice de referência da bolsa espanhola; ocorrida na primeira semana deste mês.
O novo CEO da Amadeus é espanhol e graduado em Direito pela Universidade de Complutense, de Madri; com MBA na IESE Business School e pós-graduação pela Harvard Business School e Stanford.
A Amadeus desenvolve soluções para clientes que incluem provedores de viagens (companhias aéreas, hotéis, locadoras de carros, empresas de transporte ferroviário, linhas de ferry-boat e outros), vendedores (agências de viagens e websites) e compradores (empresas e viajantes) do setor de turismo.
Em 2009, a empresa processou mais de 670 milhões de transações de viagens faturáveis.
Com sedes em Madri (istrativo e de marketing), Nice (desenvolvimento) e Erding (operações – centro de processamento de dados), a companhia também conta com escritórios regionais em Miami, Buenos Aires, Bangkok e Dubai.
Já a carteira de clientes abrange 195 países.
No Brasil, a Amadeus tem escritório desde 1999.