.jpg?w=730)
Através de uma integração realizada por APIs, o robô da Nina Tecnologia faz a leitura dos agendamentos no sistema da MedPlus. Foto: Pexels
A MedPlus, paranaense especializada em sistema de consultórios médicos on-line, adotou a solução da Nina Tecnologia, startup catarinense especializada na automatização de agendamentos, para fazer a gestão de seus consultórios e clínicas médicas.
Através de uma integração realizada por Application Programming Interface (APIs), o robô da Nina Tecnologia faz a leitura dos agendamentos no sistema da MedPlus e entra em contato com os pacientes para confirmar suas consultas e exames.
Isso é feito cerca de 24 ou 48 horas antes do horário agendado através de canais como e-mail, WhatsApp, SMS ou ligação telefônica — utilizando um chatbot com a inteligência artificial do IBM Watson.
Com a resposta do paciente, a solução retorna ao sistema MedPlus e altera o status da consulta de "a confirmar" para "confirmado", “cancelado” ou “reagendado”.
“Além de realizar toda a parte de confirmação de forma automatizada, Nina é capaz de falar e interpretar o que os pacientes falam. Dessa forma, escolhemos uma plataforma que fosse referência no mercado e que pudesse atender toda a parte de conversão de texto para voz e chatbot”, explica Roberto Dozol, diretor executivo da Nina Tecnologia.
A Nina Tecnologia foi fundada em 2018 em Palhoça, cidade com cerca de 170 mil habitantes próxima a Florianópolis. Desde então, a startup já confirmou mais de 10 milhões de consultas para clientes como as Unimeds Grande Florianópolis, Litoral e Tubarão.
Já a MedPlus, fundada em 1998 e com sede em Pato Branco, Paraná, conta com cerca de 200 colaboradores. Seu software gerencia agenda médica, prontuário eletrônico, teleconsulta, gestão financeira, faturamento TISS e marketing médico de empreendimentos.