Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Vem aí um padrão de Ethernet novinho em folha. Foto: flickr.com/photos/herzogbr
O MEF (Fórum Metro Ethernet) anunciou o primeiro grupo de 20 fornecedores a oferecerem produtos certificados de Carrier Ethernet 2.0.
Participam do grupo Accedian, Altera, BTI Systems, Ciena, Cisco, Cyan, FibroLAN, Huawei, Infinera, Juniper, MRV, Omnitron, Overture, PT Inovacao, Pulsecom, RAD Data Communications, Telco Systems, Tellabs, Transition Networks e Transmode.
A título de comparação, o número de certificadas 1.0 chega a 155.
A CE 2.0 estende os padrões originais de Carrier Ethernet através da adição de funcionalidades, inclusive várias classes de serviços, maior gerenciabilidade e interligação mais fácil para todos os oito tipos de serviço.
Isto possibilita novos níveis de eficiência ao nível de backhaul e facilita a um grande número de provedores o o de entrada na comunidade de Carrier Ethernet e o estabelecimento da Carrier Ethernet como carrier de serviços em nuvem de primeira classe.
“Os grandes dinamizadores do mercado continuam a dominar o negócio: o crescimento da largura de banda, dados móveis e migração LTE, assim como o crescimento da computação em nuvem pública e privada”, explica Nan Chen, presidente do MEF.
Pela primeira vez neste ano, a parte dos serviços de CE em largura de banda ultraou a soma total de todo o legado de serviços de telecomunicações em todo o mundo, tornando-se a tecnologia dominante no espaço ocupado pela operadora, de acordo com o Vertical Systems Group.
No ano ado, mais de 1.2 bilhões de novas portas Ethernet foram enviadas (400 milhões com fio e 800 milhões sem fio), de acordo com a IDC, as empresas Frost & Sullivan, Vertical Systems e Infonetics prevêem em torno de US$ 48 bilhões de mercado de serviços até o ano de 2015.
O MEF é uma aliança padrão da indústria global composta por mais de 200 organizações, incluindo provedores de serviços de telecomunicações, operadoras de cabo (MSOs) , fabricantes de equipamentos e software de rede, fornecedores de semicondutores e organizações de teste.