NFS-e

MEI pode emitir nota fiscal via app 5e3ru

Projeto foi desenvolvido pela Receita Federal e pelo Sebrae. 23m46

02 de dezembro de 2022 - 11:14
Inicialmente, apenas os MEI residentes nas 119 cidades que já aderiram ao Sistema Nacional da NFS-e terão o ao serviço. Foto: Divulgação

Inicialmente, apenas os MEI residentes nas 119 cidades que já aderiram ao Sistema Nacional da NFS-e terão o ao serviço. Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira (1º), os microempreendedores individuais (MEI) podem começar a emitir notas fiscais eletrônicas (NFS-e) por meio de um aplicativo desenvolvido pela Receita Federal e pelo Sebrae. 

Disponível para dispositivos Android e iOS, o app foi batizado de NFS-e Mobile e apenas os MEI residentes nas 119 cidades que já aderiram ao Sistema Nacional da NFS-e terão o ao serviço.

No começo do ano que vem, porém, o dispositivo já estará disponível para todos os 14,7 milhões MEI do Brasil. Segundo a Receita Federal, aproximadamente 60% deles atuam no ramo de pequenos serviços no país. 

Já a partir do dia 3 de abril de 2023, a emissão da NFS-e será obrigatória nos casos em que o MEI tem o dever de emitir o documento, para vendas para pessoas jurídicas.

De acordo com Julio Cesar Gomes, secretário especial da Receita Federal, a nota fiscal de serviços eletrônica é “revolucionária”. 

“Acredito que em pouco tempo teremos a dimensão do que essa iniciativa significa e dos ganhos que representa para o país, principalmente para os MEI, que são, em sua maioria, prestadores de serviços”, afirma Gomes.

Carlos Melles, presidente do Sebrae, também compartilha da mesma opinião, e acredita que o serviço possa se assemelhar ao Pix pela inovação e facilidade que fornece aos brasileiros.

"O MEI é a porta de entrada de milhões de brasileiros ao empreendedorismo, de forma legalizada, dando dignidade às pessoas. Não basta formalizar, é preciso ver o resultado disso por meio da nota fiscal e, a partir de agora, o empreendedor vai poder emitir sua nota rapidamente pelo celular. Esse é um movimento de modernização necessário para o país”, declara Melles. 

Já conforme Silas Santiago, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, futuramente, a NFS-e deve eliminar a declaração anual do MEI, enviada anualmente até 31 de maio, já que as informações do faturamento estarão no sistema da Receita Federal.

O Sebrae é uma das nove instituições prestadoras de serviços do “Sistema S”, istradas de forma independente por federações e confederações empresariais dos principais setores da economia. Sua receita é de R$ 16 bilhões anuais.

Leia mais 6z23s

EMPURRÃO

São Paulo migra para NFS-e Nacional 5q3r5g

Há 1003 dias
SERVIÇOS

MEI: Emissão de NFS-e será no Portal do Simples Nacional 6t5x39

Há 1025 dias
BUROCRACIA

É hora de simplificar notas eletrônicas 1z1d4v

Há 1070 dias
NOTAS FISCAIS

Firjan adota Focus NFe 6c2f6j

EDTECH

Plural Education emite notas fiscais com eNotas f2t6s

CONSTRUÇÃO

RNI busca startups 26f33