.jpg?w=730)
Foto: divulgação.
A Mercedes-Benz, líder no segmento de veículos pesados no Brasil, adotou a solução Chatbot People, da mineira Cedro Technologies, para criar a Mia, sua assistente virtual voltada ao público interno.
O objetivo da plataforma é dar o a uma central para os colaboradores, reunindo informações de diversas áreas da empresa, como Tecnologia da Informação, recursos humanos, finanças e outros processos internos.
A solução foi inicialmente pensada para conter informações da área de TI mas, com a grande interação observada, a empresa resolveu incluir outras áreas como RH e financeira.
Para isso, a companhia direcionou uma pessoa interna, com conhecimento técnico e dos processos, para trabalhar focada na assistente.
Segundo Ana Nacif, IT digital workplace manager da Mercedes-Benz, a Mia é um sucesso entre os colaboradores e ou a ser um apoio para a fábrica como um todo. A principal melhoria observada com a adoção do chatbot foi justamente na experiência dos funcionários.
Isso significou uma redução no atendimento do Help Desk, com queda de 40% no volume de atendimento.
Além disso, a gerente considera que o interesse das outras áreas em também fazer parte do projeto foi um ganho interno. “As pessoas adotaram a MIA”, afirma Nacif.
A Mercedes-Benz do Brasil produz caminhões e ônibus com unidades em São Bernardo do Campo, Campinas e tem campo de provas de veículos comerciais em Iracemápolis, em São Paulo, e Juiz de Fora, em Minas Gerais. É a maior operação da montadora alemã no país, com 10 mil funcionários.
Fundada em 2005, a Cedro Technologies tem sede em Uberlândia, Minas Gerais, Lab em Patos de Minas e filial em São Paulo.
Além do chatbot, a empresa oferece soluções voltadas ao setor financeiro, outsourcing, gestão de cadastro digital e validação de dados cadastrais e compliance.