.jpg?w=730)
Delegaçao brasileira no estande da Meta no Collision.
A consultoria de tecnologia Meta organizou uma missão empresarial com 15 representantes de grandes empresas brasileiras para Toronto, no Canadá, visando participar do Collision, um dos grandes eventos do calendário de tecnologia, além do ecossistema da região, um dos polos mundiais de inteligência artificial.
A viagem foi organizada em parceria com o Instituto Caldeira, hub de inovação sediado em Porto Alegre que tem por trás boa parte do PIB gaúcho. Empresas como SLC, Randoncorp, Banrisul e Sebrae enviaram representantes.
Também participam da missão startups como a Slice (a única brasileira em um programa recente da SAP para fintechs em nível latino-americano), Mooh460 e Stakecare.
“A ideia é aproximar o ecossistema gaúcho dos players globais. Construir a ponte para facilitar e incentivar o o a novas tecnologias e práticas culturais que o país tem a oferecer", adianta Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira.
O destino não surgiu do nada. A Meta é uma das patrocinadoras deste ano do Collision, uma conferência para 35 mil pessoas dos mesmos criadores do Web Summit em Lisboa e no Rio de Janeiro.
A empresa, sediada em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, abriu um escritório em Toronto há três anos, no qual trabalham 60 profissionais, atendendo 30 clientes, incluindo nomes como Kraft Heinz, Air Liquide, Maple Leaf Sports & Entertainment – dona do Toronto Raptors, um time da NBA.
A Meta tem atuado em projetos de ponta na região, como a Paradise Mobile, fundada por um grupo de investidores que está criando nas Ilhas Bermudas um ecossistema de testes em telecomunicação, como piloto para projetos de produtos e serviços inovadores com uso de tecnologia 5G.
“Em 2023, nos desafiamos a dobrar o tamanho da operação. Em 2022, a operação canadense já havia retornado o investimento feito, o que prevíamos que ocorreria apenas em 2025. A perspectiva é de que a unidade represente, em 2025, 20% do faturamento total da companhia”, destaca Marcos Machado, diretor executivo da Meta North America.
A Meta integra importantes entidades empresariais locais como Communitech, CIOCAN, Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida (BACCF), Brazil-Canada Chamber of Commerce (BCCC), Greater Kitchener Waterloo Chamber of Commerce, entre outras.
TORONTO
Toronto é hoje o segundo maior cluster de tecnologia da América do Norte, atrás apenas do Vale do Silício. Abriga mais de 15 mil empresas de tecnologia e inovação, incluindo também grandes nomes como IBM, Google e Microsoft, bem como mais de 200 incubadoras, fundos de venture capital, aceleradoras e universidades, como a Universidade de Toronto, famosa pela descoberta da insulina e pelas pesquisas com células-tronco.
A área abriga 16 universidades e 423 mil alunos ligados à tecnologia e concentra as atividades de 5 mil startups, liderando em campos como inteligência artificial, cibersegurança, fintech, healthtech, sustentabilidade e cidades inteligentes.
A Meta atende 300 clientes em mais de 8 países, com uma equipe de mais de 3 mil pessoas, em 350 cidades e 14 países.