COLABORAÇÃO

Meta vai matar Workplace 4z4o18

Suíte de colaboração vai fechar as portas definitivamente em maio de 2026. 362d2q

15 de maio de 2024 - 06:49
Sem ha para o Workplace. Foto: Depositphotos.

Sem ha para o Workplace. Foto: Depositphotos.

A Meta desistiu do Workplace, uma versão do Facebook que tinha a ambição de ser um player relevante em comunicações empresariais.  

Lançado em 2016, o produto inclui funcionalidades de mensagens, compartilhamento de dados e conferências, mais ou menos como uma penca de outras alternativas mais populares no mercado, como o Teams da Microsoft, ou o Slack, para citar só duas.

O produto deve continuar operando normalmente até setembro do ano que vem e estar disponível apenas para leitura até maio de 2026, quando será finalmente fechado (descontinuado, em corporativês).

Em uma nota enviada a clientes, a Meta recomenda a migração para o Workvivo, uma alternativa da Zoom. 

Segundo revelam fontes ouvidas pelo Techcrunch, a Meta tinha sido procurada por fundos interessados em separar a o Workplace e transformar ele numa empresa separada (o famoso spin off) no começo da pandemia do Covid, quando ferramentas de colaboração viveram um boom. 

Na época, o Facebook negou a proposta, dizendo que o Workplace era um “ativo estratégico”. 

O valor estratégico não tinha tanto que ver com a receita, mas com o fato de que o Workplace ajudava a empresa aparecer um negócio mais diversificado do que só a rede social, o que era bom frente a reguladores e investidores.

No meio tempo, porém, o Facebook embarcou no projeto metaverso (inclusive trocando o nome para Meta e arrumando processos judiciais no Brasil), e, mais recentemente, Inteligência Artificial.

Ao redor do mundo, o Workplace pegou um embalo na época do lançamento, mas com o surgimento do Slack, uma plataforma de comunicação que virou a queridinha dos usuários, acabou mudando as regras do jogo. 

A Microsoft se viu ameaçada em um mercado chave e reagiu, agregando novas funcionalidades ao Teams. Outros players vieram, como o Zoom. O Workplace caiu no esquecimento. 

No Brasil, o Workplace não chegou a emplacar para valer, pelo menos tendo em conta o número de projetos com a tecnologia reportados pelo Baguete ao longo dos anos (o que é uma medida ruim, porque a Meta não dá muita bola para comunicação B2B no mercado brasileiro).

Leia mais 6z23s

MARCAS

Briga das Metas: vitória para o Facebook 28485k

Há 431 dias
CAFÉ

Nespresso tem chatbot no WhatsApp com Blip 5f664z

Há 519 dias
IA

IBM e Meta criam aliança de inteligência artificial 6f5f5q

Há 534 dias
CIBERSEGURANÇA

Meta vaza dados de funcionários 4k4oc

VINHOS

Wine adota solução da Meta 341h6a

BEBIDAS

Meta expõe dados de anúncios da Ambev h734h