
Venda de cápsulas é feita pelo WhatsApp. Foto: Divulgação
A Nespresso, gigante de café em cápsulas, adotou a solução de chatbot da Blip, empresa de sistemas de mensagens e chatbot anteriormente conhecida como Take Blip, para vender cápsulas através do WhatsApp.
A companhia implementou o recurso de catálogo, para a exposição dos produtos de forma visual, e desenvolveu um assistente virtual para auxiliar os usuários na jornada de compra.
Com isso, a Nespresso ou a ter todo o processo automatizado. A possibilidade de atendimento por consultores, porém, continua disponível.
O projeto contou com duas estratégias de atração de audiência: disparo de notificações da Nespresso, que permitiu a comunicação com novidades e informações da marca, e o Click to WhatsApp, recurso utilizado via Facebook no qual o consumidor é levado automaticamente para uma conversa.
Por meio do Click to WhatsApp, foi registrado conversão de 57,6% da etapa de pagamento à compra efetuada.
Já na Black Friday e na campanha de Natal do ano ado, a empresa conquistou 63,9% e 72,9% de conversão da etapa de pagamento à compra efetuada, respectivamente.
“Para nós, é importante pensar na experiência do consumidor em todos os canais de compra e com toda comodidade possível. Acreditamos que geramos mais valor com a autonomia do nosso público na hora da compra e por meio do contato inteligente que desenvolvemos junto com a Blip conseguimos esse encantamento”, afirma Vinícius Ferraraz, gerente de relacionamento da Nespresso.
Fundada em 1986, a Nespresso tem sede em Lausanne, na Suíça, conta com mais de 13,5 mil funcionários e trabalha com mais de 150 mil agricultores em 15 países, estando presente em mais de 50 países e territórios.
Já a Blip foi fundada em 1999 e conta com 1,3 mil funcionários e cerca de 3 mil clientes em mais de 25 países. Entre eles, estão Dell, General Motors, Hotmart, Mercado Pago, Via Laser Serviços, XP Investimentos, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat, Claro, Nestlé, Hermes Pardini e BMG.