LINHA 4

Metrô de SP tem portas interativas 2m5z24

O projeto foi desenvolvido pela CCR Engelogtec e conta com software da obilize. 32728

25 de abril de 2018 - 15:02
A ViaQuatro conta com portas interativas nas estações Luz, Paulista e Pinheiros. Foto: Divulgação.

A ViaQuatro conta com portas interativas nas estações Luz, Paulista e Pinheiros. Foto: Divulgação.

A ViaQuatro, concessionária do grupo CCR que opera a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, conta desde a última semana com portas interativas nas estações Luz, Paulista e Pinheiros.

Em cada estação há quatro portas interativas, na área central da plataforma, em que são exibidos comunicados da concessionária, além de anúncios publicitários.

O projeto foi desenvolvido pela CCR Engelogtec, área do Grupo CCR responsável pela área tecnológica das empresas. Já o software para gerenciar as transmissões e analisar os dasos foi desenvolvido pela empresa obilize.

Com o recurso visual das portas digitais, a ViaQuatro busca estabelecer uma comunicação mais direta com o ageiro, por meio de transmissão de campanhas de orientação e mensagens de prestação de serviço.

A porta é formada por uma lente com sensor que reconhece a presença humana e identifica a quantidade de pessoas que am e olham para tela. O sistema consegue identificar nas pessoas algumas expressões de emoção, como raiva, alegria e neutralidade. Além disso, é possível determinar características gerais indicam se o rosto é feminino ou masculino. 

“O sensor identifica a presença humana, através das formas de rosto, e interpreta algumas expressões faciais, que sugerem quatro tipos de emoção (feliz, insatisfeito, surpreso e neutro), além de indicar a média de idade e o gênero. Diante disso, não é feito nenhum recolhimento de dados das pessoas que circulam na plataforma e nem a captação de informações. Os dados gerados não são de caráter pessoal e não fazem cruzamento com qualquer informação que identifique o ageiro”, ressalta Harald Peter Zwetkoff, presidente da ViaQuatro.

As portas interativas serão usadas para  transmitir informações em tempo real sobre a situação da operação para o usuário que está na plataforma e para divulgar campanhas de orientação.

“No caso de campanhas publicitárias, os dados de tipo de emoção, média de idade e gênero serão utilizados pela área comercial da ViaQuatro, visando otimizar o oferecimento de mídia a seus anunciantes”, reforça Zwetkoff.

A ViaQuatro é responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. O contrato com a empresa foi o primeiro de parceria público-privada do Brasil.

O acordo com o Governo do Estado de São Paulo, assinado em novembro de 2006, permite à concessionária a operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô por 30 anos. 

A ViaQuatro já investiu US$ 450 milhões entre sistemas, equipamentos e trens. O planejamento para os 30 anos de operação inclui investimentos de mais de US$ 2 bilhões.

A obilize, sediada em Miami, atende a clientes em mais de 75 países.

Leia mais 6z23s

VIAGEM

São Paulo inicia operação de trem para GRU uq52

Há 2609 dias
PARANÁ

Maringá terá parque tecnológico 2r2j61

Há 2635 dias
SEGURANÇA

SuperVIA evita ataques com Trend Micro 2f57b

Há 2636 dias
SEGUROS

Sistemas e Virtual anunciam fusão 711937

UNIVERSIDADE

360 Coworking mira empreendedores da USP 2v10k

GESTÃO

State Grid adota solução de RH da RSI Redes 3cg6i