
A ViaQuatro conta com portas interativas nas estações Luz, Paulista e Pinheiros. Foto: Divulgação.
A ViaQuatro, concessionária do grupo CCR que opera a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, conta desde a última semana com portas interativas nas estações Luz, Paulista e Pinheiros.
Em cada estação há quatro portas interativas, na área central da plataforma, em que são exibidos comunicados da concessionária, além de anúncios publicitários.
O projeto foi desenvolvido pela CCR Engelogtec, área do Grupo CCR responsável pela área tecnológica das empresas. Já o software para gerenciar as transmissões e analisar os dasos foi desenvolvido pela empresa obilize.
Com o recurso visual das portas digitais, a ViaQuatro busca estabelecer uma comunicação mais direta com o ageiro, por meio de transmissão de campanhas de orientação e mensagens de prestação de serviço.
A porta é formada por uma lente com sensor que reconhece a presença humana e identifica a quantidade de pessoas que am e olham para tela. O sistema consegue identificar nas pessoas algumas expressões de emoção, como raiva, alegria e neutralidade. Além disso, é possível determinar características gerais indicam se o rosto é feminino ou masculino.
“O sensor identifica a presença humana, através das formas de rosto, e interpreta algumas expressões faciais, que sugerem quatro tipos de emoção (feliz, insatisfeito, surpreso e neutro), além de indicar a média de idade e o gênero. Diante disso, não é feito nenhum recolhimento de dados das pessoas que circulam na plataforma e nem a captação de informações. Os dados gerados não são de caráter pessoal e não fazem cruzamento com qualquer informação que identifique o ageiro”, ressalta Harald Peter Zwetkoff, presidente da ViaQuatro.
As portas interativas serão usadas para transmitir informações em tempo real sobre a situação da operação para o usuário que está na plataforma e para divulgar campanhas de orientação.
“No caso de campanhas publicitárias, os dados de tipo de emoção, média de idade e gênero serão utilizados pela área comercial da ViaQuatro, visando otimizar o oferecimento de mídia a seus anunciantes”, reforça Zwetkoff.
A ViaQuatro é responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. O contrato com a empresa foi o primeiro de parceria público-privada do Brasil.
O acordo com o Governo do Estado de São Paulo, assinado em novembro de 2006, permite à concessionária a operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô por 30 anos.
A ViaQuatro já investiu US$ 450 milhões entre sistemas, equipamentos e trens. O planejamento para os 30 anos de operação inclui investimentos de mais de US$ 2 bilhões.
A obilize, sediada em Miami, atende a clientes em mais de 75 países.