
O metrô do DF transporta cerca de 160 mil ageiros por dia. Foto: Agência Brasil
O metrô do Distrito Federal agora aceita pagamento de tarifa com cartões de crédito e débito por aproximação, diretamente nas catracas, em todas as 27 estações do transporte.
O projeto foi realizado em parceria com a Mastercard, a BRB Mobilidade, operadora do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do DF, e a Transdata, fornecedora da solução de bilhetagem digital.
Para o pagamento, podem ser usados cartões de crédito, débito, smartphones com tecnologia NFC, smartwatches ou pulseiras de pagamento.
Segundo Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF, o objetivo é evitar filas, agilizar e democratizar o o do usuário ao sistema.
A Mastercard é uma das primeiras empresas a implantar projetos de pagamento por aproximação em transportes públicos. Em 2017, implementou a tecnologia na cidade de Jundiaí, em São Paulo, e no sistema de trens do Rio de Janeiro.
No ano ado, o meio de pagamento ou a ser usado no sistema de transporte de Rio Grande, no interior gaúcho, e neste ano, o serviço foi implantado em todas as linhas de ônibus de Goiânia, Curitiba, Maceió e em parte do sistema de transporte de Londrina, no Paraná.
O metrô do DF é composto por 29 estações, das quais 27 estão em funcionamento, e uma frota de 32 trens, transportando cerca de 160 mil ageiros por dia. Construído no formato da letra Y, o transporte público possui uma extensão de 42,38 km.