.jpg?w=730)
Modernização da rede móvel do MetrôRio vai permitir uso pleno de celular em toda sua extensão
O MetrôRio iniciou um projeto para melhorar o uso de telefonia móvel em toda sua extensão, com execução da Comba Telecom, empresa global de infraestrutura e soluções para telefonia móvel.
Ao todo, serão cerca de 35 km com a conexão por fibra óptica interligando, por meio de um sistema de antenas distribuídas (DAS), estações, galerias e túneis das Linhas 1, 2 e 4 do metrô carioca.
O sistema DAS, um tipo de tecnologia no qual a Comba é especializada, vai melhorar não só a cobertura e a qualidade do sinal de celular e internet 4G.
A rede DAS também vai interligar os setores remotos com os mezaninos e plataformas das estações por meio de equipamentos que aumentam o alcance da cobertura do sinal de telefonia.
“Quando estiver totalmente concluído, os usuários terão um sinal de celular de melhor qualidade, inclusive para ar streaming de vídeo e a internet. Eles ficarão mais conectados, seja nas estações, seja dentro dos trens”, afirma Omar Wahed, gerente de projetos da Comba Telecom.
O MetrôRio conta hoje com 41 estações e 56,5 quilômetros de trilhos, distribuídos em três linhas, transportando em média 880 mil ageiros por dia.
Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, a empresa registrou o recorde do transporte de 13,9 milhões de ageiros.
As melhorias foram divididas em quatro etapas, com a terceira fase das obras a ser concluída nos próximos meses.
A penúltima fase do projeto inclui as estações Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório.
As duas primeiras etapas, que já estão com o serviço disponível, cobrem o trecho entre as estações Uruguai e Largo do Machado.
A fase quatro, que abrange o trecho entre as estações Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico, está prevista para ser concluída até março do ano que vem.
A Comba possui sede em Hong Kong, mais de 40 escritórios no mundo todo e atua como parceira estratégica das operadoras no fornecimento de soluções baseadas em Sistemas de Antenas Distribuídas (DAS).