IA

Microsoft agora analisa sentimentos em português 696868

Recurso de inteligência artificial é utilizado em ferramentas de atendimento ao consumidor. 241a3o

24 de novembro de 2020 - 16:26
Tom de voz dos clientes pode ser avaliado com positivo, neutro ou negativo. Foto: Pixabay.

Tom de voz dos clientes pode ser avaliado com positivo, neutro ou negativo. Foto: Pixabay.

A Microsoft anunciou que o Text Analytics, serviço de análise de texto da plataforma Azure que possibilita a análise de sentimento, agora está disponível no idioma português brasileiro.

Baseado em inteligência artificial, o recurso é utilizado por companhias e organizações de diferentes setores no desenvolvimento de soluções voltadas ao atendimento ao consumidor. 

Ele faz parte dos Serviços Cognitivos da Azure e pode ser utilizado para qualquer entrada de texto ou áudio em combinação com a ferramenta Azure Speech-to-Text para identificar o tom dos clientes em relação à marca.

Por meio do Processamento de Linguagem Natural (NPL, na sigla em inglês), a solução permite identificar a linguagem utilizada, palavras-chave, companhia mencionada, opiniões dos clientes com relação a ela e sentimentos deles no momento do atendimento ou postagens nos canais da marca.

Quando o texto é avaliado, retorna a pontuação de confiança entre 0 e 1 para sentimentos positivos, neutros e negativos.

Estes resultados podem ser exibidos em um dashboard no Power BI, plataforma de gerenciamento de dados em nuvem da Microsoft, ou em um portal que permite destacar as tendências analisadas.

A ferramenta pode ser utilizada para analisar as revisões dos clientes, postagens nas mídias sociais, conversas com os atendentes da marca em call centers e em fóruns de discussão, por exemplo.

“Sabemos a importância de conhecer e compreender o consumidor, bem como as suas necessidades. A partir da disponibilização do nosso idioma no serviço, poderemos entregar ainda mais o potencial da IA para as companhias e desenvolvedores brasileiros, aprofundando a confiança e conhecimento sobre os clientes”, afirma João Nunes, diretor de nuvem da Microsoft Brasil.

O serviço é oferecido em mais de 20 idiomas, entre eles inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, português, holandês, sueco, norueguês (Bokmål), dinamarquês, finlandês, polonês, grego, russo, chinês, japonês, coreano, hindi e turco.

Fundada em 1975, a Microsoft tem negócios em 170 países e conta com cerca de 144 mil funcionários. A empresa está no Brasil há 31 anos, com sede em São Paulo.

Leia mais 6z23s

DADOS

Mais AWS no Mercado Livre 532i1d

Há 1643 dias
REUNIÕES

ANTT instala Microsoft Teams com Brasoftware 5u4t37

Há 1644 dias
AÇÕES

XP: inteligência artificial ajuda day traders u1925

Há 1647 dias
SAÚDE

Biomedical: realidade mista com Microsoft 2932w

IDENTIDADES

Ex-presidente da Optum é novo diretor da Certisign 3c69i

ELEIÇÕES 2020

TSE dá explicações sobre falha 343t5a

SEGURANÇA

TJ-RS atacado por hackers 2g6c2c

INOVAÇÃO

Via Varejo compra 16,6% da Distrito 375f1l

REFEIÇÕES

Sapore migra para Azure 163u2f

DIRETORA

Ex-Microsoft assume parceiros e canais na Resultados Digitais 6812n