
Microsoft teve alta de 164% no faturamento de cloud.
Dados divulgados pelo Synergy Research Group mostram que a Microsoft e a IBM estão liderando o crescimento dos serviços de infra-estrutura de nuvem. Embora a Amazon (AWS) mantenha sua posição como líder do mercado, já não pode dizer que é maior do que os seus quatro concorrentes mais próximos juntos.
A AWS não apresentou crescimento no faturamento em nuvem em uma base seqüencial e, consequentemente, viu sua taxa de crescimento ano-a-ano cair para 49%. A IBM apresentou um crescimento de 86% e a Microsoft, de 164%. O crescimento da Google na variação anual ficou em 47%.
O mercado de serviços de infraestrutura de cloud chegou aos US$ 3,7 mil milhões no segundo trimestre de 2014. O índice representa um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano ado.
"A Amazon finalmente ganhou concorrentes de peso", disse John Dinsdale, analista-chefe da Synergy.
A Synergy define a receita infraestrutura em nuvem como aquela proveniente da venda de serviços de infraestrutura-como-serviço (IaaS), plataforma-como-serviço (PaaS) e outros serviços de cloud privada e híbrida.
"Tanto a Microsoft quanto a IBM estão dando muita atenção ao cloud, fazendo investimentos expressivos no segmento. A postura das duas empresa contrasta com a do Google, que não tem ofertas de cloud entre as suas prioridades de negócio. O mercado de cloud não foi mencionado na apresentação de resultados da empresa”, afirma Dinsdale.
A receita de cloud da Amazon está agora maior que US$ 2 bilhões por trimestre. Grande parte deste valor é gerado com os serviços de infraestrutura, segundo os analistas.
IBM e Microsoft também reivindicam receitas trimestrais de cloud na faixa de bilhões de dólares. No entanto, grande parte das receitas das empresas com serviços de nuvem vêm do software-como-serviço (SaaS), venda de hardware relacionados com cloud, e serviços profissionais e técnicos.