Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

MS turbinará sua nuvem com GPUs da Nvidia. Foto: divulgação.
A Microsoft oferecerá recursos de computação acelerada e aplicativos gráficos profissionais em sua nuvem Azure, com a utilização de processadores gráficos da Nvidia.
Com a parceria, a Microsoft adotará a última versão da tecnologia Nvidia Grid em sua nova oferta de máquina virtual da série N, sendo a primeira empresa de cloud a ter gráficos virtualizados do Grid 2.0 para clientes empresariais.
De acordo com as duas companhias, as novas máquinas serão capazes de oferecer aplicativos que exigem uso intenso de gráficos de empresas como Autodesk e Esri da nuvem para seus usuários, com e a Linux e o dobro da performance de aplicativos quando comparado à geração anterior da família Grid.
"Pela primeira vez, empresas serão capazes de implementar computação acelerada e aplicativos gráficos profissionais com qualidade Nvidia Quadro em suas próprias instalações, na nuvem através da Azure, ou por meio de um híbrido dos dois usando máquinas virtuais Windows e Linux", afirmou a fabricante de placas gráficas em nota.
A Azure oferecerá também aos clientes desempenho de supercomputação, com a adição dos aceleradores de GPU Tesla K80 para as aplicações mais computacionalmente exigentes de data centers e computação de alta performance (HPC).
Segundo Jen-Hsun Huang, cofundador e CEO da Nvidia, o plano das companhias é oferecer gráficos acelerados e computação de alta performance para qualquer dispositivo conectado, independentemente da localização.
"Estamos animados em colaborar com a Microsoft Azure para oferecer a engenheiros, designers, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros profissionais a capacidade de visualizar designs complexos e com grande volume de dados de forma precisa em qualquer lugar", completou o CEO.
De acordo com o Marcio Aguiar, gerente de Vendas Enterprise da Nvidia na América Latina, a parceria com a Microsoft também se aplica no Brasil, onde há um data center Azure em São Paulo.
“No Brasil, a parceria com a Microsoft Azure confirma que cada vez mais o recurso de processamento gráfico na nuvem é uma tendência para o mercado profissional. Nossas GPUs agora estão migrando para os grandes data centers e provedores de serviços virtualizados”, sinaliza Aguiar.
No início do ano, a Nvidia fez outra parceria semelhante, se alinhando com a VMWare para oferecer uma tecnologia de virtualização de processamento gráfico, possibilitando o uso de aplicações gráficas em ambientes remotos.
Segundo comunicado pelas duas companhias em nota, a novidade reúne o uso do VMware vSphere 6.0 com a primeira versão da GPU Grid.