(1).png?w=730)
Ricardo Novo Foto: divulgação.
A Mobi7, empresa da Localiza especializada em gestão de frotas por IoT, utiliza a tecnologia de inteligência artificial generativa da Amazon Web Services (AWS) para identificar padrões de comportamento e necessidades na experiência do cliente.
Com a solução, a companhia processa bilhões de pacotes de dados e regras de negócio todos os meses. Por meio de veículos conectados, identifica como o motorista dirige, se ele usa o cinto de segurança, qual o nível de combustível e se o veículo se envolveu em um acidente, por exemplo.
Neste último caso, a tecnologia estima inclusive a gravidade e se é necessário um serviço de emergência. Por meio de um score, a empresa ainda pode oferecer benefícios aos melhores motoristas.
Com uma base de dados na ordem de 300 gigabytes por dia, a companhia analisa uma gama de informações que inclui a entrada e saída de veículos de determinadas áreas, o uso de velocidades acima do permitido, entre outros aspectos.
Além disso, também processa cerca de 1,3 trilhão de regras de negócio por mês.
“Esse projeto representa uma inteligência de negócio poderosa. A partir da análise e do processamento avançado de dados, que por sua vez geram insights, a Mobi7 ou a oferecer soluções eficientes às nossas operações, impulsionando o negócio e ajudando a fortalecer a posição da Localiza&Co no mercado”, afirma Ricardo Novo, CEO da Mobi7.
Desde a sua fundação, em 2017, toda a operação da Mobi7 roda na nuvem da AWS. Segundo a empresa, isso possibilitou o monitoramento de quilômetros rodados, o mapeamento de compartilhamentos não autorizados de veículos e a redução do índice de acidentes.
Com o processamento de dados, também é possível levantar informações sobre os veículos encaminhados para manutenção.
Segundo a Mobi7 seus serviços de gestão de frotas por meio de telemetria cresceram 45 vezes nos últimos três anos. A linha de custos com recuperação de veículos, por sua vez, teve uma redução de 95% devido à evolução em processos e à gestão de riscos e fraudes.
A recuperação de veículos roubados também caiu de 20 dias para sete, a taxa de inadimplência recuou em 80% no aluguel de veículos e a de acidentes por quilômetros rodados, em 50% no segmento de motoristas por aplicativo.
Como resultado, a operação saiu de uma média de mil serviços por mês para mais de 40 mil e uma base de veículos conectados de 8 mil para mais de 350 mil.
Fundada em 1973 em Belo Horizonte, a Localiza é atualmente a maior locadora de veículos do Brasil. Em julho de 2022, empresa realizou uma fusão com a Unidas e, hoje, tem valor de mercado de R$ 46 bilhões.
Sua frota conta com cerca de 631 mil carros em 706 agências, sendo 609 no Brasil, 17 no México e 80 em outros cinco países da América do Sul.
Em 2020, a empresa adquiriu a Mobi7, que está no mercado há sete anos. A organização possui uma plataforma de IoT de serviços e soluções de gestão de frotas. Hoje, conta com mais de 350 veículos.
No mercado há 18 anos, a AWS tem mais de 240 serviços a partir de 105 zonas de disponibilidade em 33 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 21 zonas de disponibilidade e mais sete regiões da na Malásia, México, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita Arábia, Taiwan, Tailândia e a Nuvem Soberana Europeia da AWS.