PÚBLICO

MPRJ adota Office 365 com Brasoftware 4q245x

Instituição migrou cerca de 7,5 mil usuários para a plataforma em nuvem da Microsoft. 636k27

09 de setembro de 2020 - 14:17
Essa foi a primeira experiência da instituição com nuvem. Foto: divulgação.

Essa foi a primeira experiência da instituição com nuvem. Foto: divulgação.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) migrou cerca de 7,5 mil usuários para o Office 365, da Microsoft, com a Brasoftware, uma das maiores integradoras de tecnologia do país.

Segundo o MPRJ, uma de suas dificuldades era encontrar uma plataforma que atendesse à crescente demanda de repositório de alguns arquivos digitais, além de  necessitar um ambiente que possibilitasse a integração e o fortalecimento da comunicação institucional.

“Foi com esses objetivos traçados e direcionamento da Brasoftware que chegamos ao Office 365 como a plataforma ideal para nossa primeira experiência com nuvem", conta Sandro Nunes, diretor de TI da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPRJ.

Um dos objetivos do MPRJ era disponibilizar um aumento significativo dos mailboxes dos usuários, que inicialmente era de 5GB e ou para 100GB, além de migrar e centralizar os seus arquivos no SharePoint online.

Como primeiro o para colocar o projeto em prática, a consultoria realizou uma análise do ambiente digital da instituição para avaliar e compreender melhor o perfil de usuários e como poderia ser feita a possível migração, analisando as melhores soluções. 

Após essa compreensão, a primeira etapa do projeto foi uma adequação do ambiente do MPRJ para que ele estivesse 100% compatível com o Exchange Online 365.

Com o ambiente pronto, iniciou-se o processo de migração, integrando todos os usuários impactados, que aram a ter o às novas ferramentas de produtividade e colaboração.

Para a Brasoftware, o maior desafio do projeto foi desmistificar a nuvem como uma solução ideal para os desafios que o MPRJ vinha enfrentado, uma vez que se tratava do primeiro contato da entidade com essa tecnologia.

"O órgão não tem mais a necessidade de manter esses serviços em seu datacenter, e isso foi uma quebra de paradigma para eles, pois ainda havia dúvidas se a mudança para o Office 365 supriria todas as necessidades e perfis dos usuários a médio e longo prazo", contam Rafael Freitas e Gustavo Moraes, executivos de soluções da Brasoftware.

Além da implementação, foram realizados treinamentos de 40 horas para a equipe técnica istrativa do Ministério Público, assim como workshops nos diversos Centros Regionais de Apoio istrativo e Institucional (CRAAIS) distribuídos pelo estado.

Fundada em 1987 na capital paulista, a Brasoftware atua com soluções de companhias como Microsoft, Arcserve, Autodesk, Adobe, Citrix, Symantec-Broadcom, McAfee, Corel, VMware, PaloAlto e ForcePoint.

Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. 

A Brasoftware tem clientes como Ache, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantin, Kroton, Serasa Experian, SKY, LATAM, Tecban, Telefonica, Totvs e TJ-SP.

Leia mais 6z23s

INFRA

Sesc Manaus migra para Arcserve com Brasoftware 5z4u5k

Há 1738 dias
ENGENHARIA

Queiroz Galvão adota Adobe Sign com Brasoftware 3qp4x

Há 1758 dias
COMUNICAÇÃO

SPDM implementa Office 365 694s4h

Há 1885 dias
COMUNICAÇÃO

Unimed BH implementa Office 365 282g65

VAREJO

DMA migra 1,4 mil contas para Office 365 3w3f3w

PARCERIA

Brasoftware no topo do canal Autodesk 25k5g

UDP

Simpress armazena dados com Arcserve 245u2d

REGRAS

Validade de certificados SSL/TLS públicos: como fica na prática 6lp5a

VÍDEOS

Walmart se junta com Microsoft para levar TikTok 731v4r

HERMANOS

Argentina congela preços de telecom 6t5j63