
Navegantes modernizando a istração municipal com o PMAT. Foto: divulgação.
O município de Navegantes, no Vale do Itajaí, assinou junto ao BNDES, através da Caixa Econômica Federal, um financiamento de R$ 5,9 milhões pelo Programa de Modernização da istração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT).
O financiamento foi assinado na última sexta-feira, 31, com o início dos processos licitatórios previsto para novembro.
Cidade vizinha a Itajaí, Navegantes conta com 63 mil habitantes, com sua atividade focada no setor de logística, pela sua zona portuária, aeroporto internacional e o facilitado às rodovidas federais.
A prefeitura do município terá renovados os equipamentos istrativos, com um novo data center e computadores de última geração.
"Temos um plano de renovação para os sistemas que a primeiro por um upgrade na capacidade de armazenagem e processamento de dados", defende o gestor de TI da Prefeitura de Navegantes, Emmanuel de Borba.
Uma das novidades é o investimento em uma ferramenta de geoprocessamento, reponsável por mapear e recadastrar os imóveis da cidade.
"Com esta ferramenta, teremos um sistema inteligente para o cálculo e cobrança de tributos como o IPTU, o que trará um benefício impactante para a arrecadação do município", destaca Emmanuel.
A comunicação interna das secretarias e outros setores da prefeitura também ará por renovações, segundo aponta o gestor.
O cabeamento de dados atual no prédio da prefeitura será substituído por redes de fibra ótica de alta velocidade, aumentando o link de internet para uma velocidade de 100 Mbps.
TELEFONIA
O plano apresentado à Caixa Federal prevê uma central telefônica inteligente em ramais via VoIP, com atendimento integrado a uma ferramenta de CRM, ligada a todos os prédios da istração.
Atualmente a prefeitura possui 95 pontos istrativos ativos, todos pagando pelas ligações telefônicas. Em Navegantes, somente a Oi fornece serviço de telefonia.
A mudança no sistema telefônico trará para o município uma economia de R$ 136 mil apenas no primeiro ano.
A implantação de uma ferramenta de gestão eletrônica de documentos (GED) também está planejada. O plano é digitalizar cerca de 100 mil documentos, migrando os materiais istrativos do papel para o meio digital.
"Isso trará uma economia de espaço e agilização das operações, sem contar o dinheiro que viremos a poupar com a redução de gastos com papel", explica.
ACOMPANHANDO O CRESCIMENTO
O investimento chega para renovar a insfraestrutura e sistemas da prefeitura, que segundo o Gerente de TI do istração municipal, Emmanuel de Borba, é um processo que ocorre desde 2009.
"Após consolidarmos a integração dos sistemas de gestão, sentimos a necessidade de aprimorar a infraestrutura de tecnologia", afirma Emmanuel de Borba, gestor de TI da Prefeitura de Navegantes.
Segundo o gestor, a necessidade de agilizar os processos também acompanha o crescimento do município, que com o crescimento da região está abrigando empresas e expandindo negócios no setor de logística.
PMAT
O Programa de Modernização da istração Tributária fornece linha de crédito que objetiva apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, visando à modernização da istração tributária e qualificação do gasto público.
O contrato, com prazo de 72 meses e carência de dois anos, é o primeiro assinado no país dentro da nova sistemática, enquadrando-se nas políticas e programas da Caixa de assistência aos municípios brasileiros.
Os recursos são oriundos do BNDES. O programa é destinado a municípios com população de até 150 mil habitantes.
SÓ NO ANO QUE VEM
O dinheiro já chegou, mas conforme explica a istração, as obras só devem sair do papel no início de 2013. "Estamos em ano eleitoral, portanto estes processos são difíceis de encaminhar imediatamente", explica Emmanuel.
Quanto à continuidade do projeto, se depender das pesquisas eleitorais, as obras não encontrarão maiores empecilhos para seguir adiante.
Segundo número divulgados pelo Instituto de Pesquisa da Univali, de Itajaí, o prefeito e candidato à reeleição, Roberto Carlos de Souza, possui 54% das intenções de voto, com 80% de aprovação dos moradores locais.