
Carolina Falcoski, gerente de Inovação na Nestlé. Foto: LinkedIn
A Nestlé, empresa suíça do setor de alimentos e bebidas, lançou um programa de relacionamento com universidades em parceria com a Venture Hub, aceleradora tecnológica campineira.
Batizado de Nestlé a Academy, o programa visa conectar a empresa com startups, ligas empreendedoras e incubadoras de três universidades do Brasil: Universidade de Campinas (Unicamp), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Segundo a empresa, o objetivo é auxiliar no desenvolvimento de negócios já existentes, procurar novas oportunidades de crescimento e incentivar o empreendedorismo.
O programa está estruturado em cinco momentos temáticos e sua programação possui conteúdos relacionados a metodologias ágeis, tração e crescimento, e desenvolvimento de produtos.
Marcado para acontecer remotamente entre outubro e dezembro, o a terá encontros divididos em sessões com atividades, objetivos distintos e dinâmicas. Entre elas, estão apresentações de pitches, conexão com representantes do ecossistema empreendedor e momentos de troca entre participantes e speakers.
As sessões são conduzidas por funcionários da Nestlé e da Venture Hub e contam com a participação de convidados — colaboradores da Nestlé e empreendedores de startups conectadas ao a. Essas pessoas irão apresentar conceitos e ferramentas para a validação de soluções, mapeamento de oportunidades e de público-alvo, e planejamento de estratégias.
“O Nestlé a Academy é centrado em relacionamentos e promove a conexão de universitários que são membros de startups já criadas ou em formação, da Nestlé, da aceleradora Venture Hub e de outros alunos empreendedores. Esse tipo de aproximação tem muito valor e pode trazer diversos frutos ao longo do caminho”, afirma Carolina Falcoski, gerente de Inovação na Nestlé.
Participantes do Nestlé a Academy também terão o à plataforma Ecossistema Digital TechStart, da Venture Hub, na qual podem interagir com membros de outras ligas empreendedoras, apresentar a startup e desafios e recapitular os conteúdos apresentados nos encontros.
O último encontro do programa será presencial e acontecerá no a House, espaço de inovação localizado na sede da da Nestlé, em São Paulo.
Presente em 190 países, a Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, com 308 mil colaboradores e mais de 2 mil marcas. Sua sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
No Brasil, a companhia tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de sete centros de distribuição e mais de 70 brokers.
A multinacional conta com 32 mil colaboradores diretos no país, além de gerar outros 200 mil empregos indiretos. Segundo pesquisa realizada pela Kantar World, a Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
Em atuação desde 2016, a Venture Hub já participou de 15 ciclos de aceleração e mais de 250 projetos de inovação.
A aceleradora possui mais de 50 empresas parceiras, mais de 12 mil startups brasileiras em sua rede integrada e mais de R$ 350 milhões em valuation.
Entre suas investidas, estão MeuChapa, DominusSoli, Suridata, Kovver e InCeres.