
Foto: flickr.com/st_a_sh/
A Nextrans Transportes Industriais implementou o software Sofit4Transport, da Sofit, catarinense especializada em software como serviço, para gestão dos 4,5 mil pneus usados em sua frota, que representam cerca de 20% do orçamento de manutenção da frota.
Localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo, a Nextrans trabalha com caminhões e carretas conhecidas como "linha de eixo", equipamentos usados para transportar cargas com peso altamente concentrado e que podem ser configurados para até 35 eixos.
A frota soma 450 veículos, entre 280 carretas, sendo que 180 são pranchas com mais de 3 eixos, e mais 170 caminhões, dos quais 90 são do segmento pesado.
Para manter tudo em dia, a manutenção preventiva é ponto chave e fica a cargo de quatro áreas de borracharia interna na companhia, que até agora não tinham controle sistêmico dos milhares de pneus utilizados.
Agora, o sistema da Sofit cuida disso, além de possibilitar análises qualitativas para determinar quais marcas e modelos de pneus que melhor atendem a cada demanda.
Adriel Xavier, gerente de operações da Nextrans, explica que a companhia já usava outras soluções para controle de veículos, mas o Sofit4Transport foi o único a apresentar módulo específico para controle de pneus.
“Para a implantação, toda a negociação foi realizada remotamente e em apenas um mês a solução já estava pronta para utilização. Por ser baseado na web, o software tem baixo custo total”, comenta o executivo.
Atualmente a empresa está elaborando o inventário de todos os pneus para identificar a localização exata de cada um nos equipamentos ou nos almoxarifados.
Após esta preparação, a expectativa é realizar as análises de rendimento para então identificar, até o final do ano, qual é a marca e modelo de pneu mais adequado para suprir as necessidades da empresa considerando o custo por quilometro rodado.
“A partir deste levantamento teremos dados confiáveis para negociar com exclusividade o fornecimento de pneus com determinado fabricante”, afirma Xavier.
Seguindo esta estratégia, ele explica que o ganho financeiro virá de duas frentes: pela negociação com um fornecedor exclusivo e por trabalhar com pneu que tem o melhor desempenho e durabilidade.
Fornecedora da solução, a Sofit foi fundada em dezembro de 2010, quando Giovani Amaral, Jorge Steffens e Paulo Sérgio Caputo, ex-executivos da Datasul, compraram de volta da Totvs o software Sofit4Transport por R$ 400 mil.
A solução, baseada na plataforma de cloud computing da SalesForce, já era desenvolvido pela Datasul desde antes da compra desta pela Totvs, em julho de 2008.
Em cinco anos, a Sofit projeta faturar R$ 11 milhões no Brasil e na América Latina.