Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Maurizio Niccolai.
Maurizio Niccolai, ex- gerente de alianças e integradores de sistema da HPE para América Latina, acaba de assumir o cargo de executivo de estratégia de canal da Semantix, companhia brasileira que é uma das maiores parceiras da Cloudera para a região.
Recentemente, a Semantix abriu uma operação no México, com a qual se tornou o primeiro distribuidor no país da Cloudera, dona de uma das distribuições mais conhecidas do framework aberto de análise e distribuição de dados Hadoop.
“Nossos planos de expansão são ambiciosos dentro da América Latina e em outros mercados. A estratégia é bastante sólida e nossos os são minuciosamente planejados e executados de forma bastante consistente e rápida, assim como o mercado exige”, afirma Niccolai.
Niccolai é um executivo experiente tendo iniciado a carreira no segmento financeiro ainda nos anos 80, ando por posições nas áreas de TI do Unibanco, Itaú e BankBoston.
Em 2005 entrou na então HP, ando por diferentes cargos na área de marketing, canais e alianças com integradores de sistemas.
A empresa brasileira é parceira da Cloudera desde o começo da companhia, em 2011.
A Semantix foi fundada em 2010 por Leonardo Santos, o ex-CTO da marca de surf wear Billabong, com agens pela Microsoft e Vantix. Também é sócio da empresa Leonardo Dias, que atuou na Catho Online por mais de 10 anos, onde foi gerente de projetos e gerente de estratégia de produtos.
No ano ado a Semantix abriu uma filial na Colômbia, a partir da qual atende também o Perú e o Chile. Segundo os cálculos da startup, a América Latina deverá responder por 30% do faturamento total da empresa nos próximos anos.
Em março do ano ado, a companhia foi uma das primeiras a receber um aporte do Fundo FIP Multiestratégica InovaBra I do Bradesco.
A empresa trabalha com tecnologias da Cloudera, Intel, Mesosphere, Lucidworks e Datastax.
A lista de clientes inclui bancos como Itaú, Bradesco e Santander, além de empresas como Claro, Globo.com e Petrobrás.