
Leonardo Santos.
A Semantix, especialista em soluções de big data, internet das coisas e inteligência artificial, acaba de abrir uma operação no México, movimento com o qual se tornará o primeiro distribuidor no país da Cloudera.
A movimentação reforça o posicionamento da Semantix com a tecnologia Hadoop, um framework aberto de análise e distribuição de dados criado pela Apache Foundation do qual a Cloudera tem uma das distribuições mais conhecidas.
A empresa brasileira é parceira da Cloudera desde o começo da companhia, em 2011.
“O México é um dos principais mercados da América Latina. Acreditamos que nossa parceria com a Semantix, que foi nosso primeiro canal na região e com longa trajetória de sucesso”, resume Luciano Dolenc, diretor de vendas para América Latina da Cloudera
A Semantix foi fundada em 2010 por Leonardo Santos, o ex-CTO da marca de surf wear Billabong, com agens pela Microsoft e Vantix. Também é sócio da empresa Leonardo Dias, que atuou na Catho Online por mais de 10 anos, onde foi gerente de projetos e gerente de estratégia de produtos.
"O reconhecimento internacional se deve ao nosso constante aprimoramento, do investimento em pesquisa e desenvolvimento gerando novos produtos e na consolidação de uma equipe de especialistas altamente capacitados", comenta Leonardo Santos, CEO da Semantix.
No ano ado a Semantix abriu uma filial na Colômbia, a partir da qual atende também o Perú e o Chile. Segundo os cálculos da startup, a América Latina deverá responder por 30% do faturamento total da empresa nos próximos anos.
Em março do ano ado, a companhia foi uma das primeiras a receber um aporte do Fundo FIP Multiestratégica InovaBra I do Bradesco.
A empresa trabalha com tecnologias da Cloudera, Intel, Mesosphere, Lucidworks e Datastax.
A lista de clientes inclui bancos como Itaú, Bradesco e Santander, além de empresas como Claro, Globo.com e Petrobrás.