
A Viva já soma 13 rotas internacionais. Foto: Divulgação
A Viva, companhia colombiana de aviação, estreou sua operação no Brasil nesta última quinta-feira, 23, com um voo inaugural entre Medellín, segunda maior cidade da Colômbia, e São Paulo.
A empresa é a primeira aérea ultra low cost a operar no Brasil, prometendo preços de agens entre 25% e 40% menores do que as companhias tradicionais. Seria uma oferta parecida com a da Ryanair, na Europa, e da Spirit, nos Estados Unidos.
Segundo a revista Exame, os destinos da Viva saindo do Brasil incluem Miami, Orlando, Cancún, Punta Cana, Cidade do México, San Andrés e Cartagena. Todos os voos devem ar por Medellín, em uma conexão de menos de uma hora.
De acordo com a companhia aérea, a estimativa é que os preços para esses destinos sejam aproximadamente R$ 1 mil abaixo do valor da concorrência.
A Viva vai realizar três voos por semana, nas terças, quintas e domingos, com saídas do Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) e capacidade de 188 ageiros por voo. Dentro de um ano, o objetivo é ter voos diários.
A frota da companhia é composta apenas pelo modelo de aeronave A320neo, da Airbus, com no máximo um ano de funcionamento.
Fundada há 10 anos, a Viva opera 45 rotas domésticas na Colômbia e no Peru. Em 2021, a companhia começou sua expansão internacional, com voos saindo de Medellín e Bogotá.
Em abril deste ano, a empresa foi comprada pela Avianca, que formou o grupo Abra com a Gol, em uma operação ainda sujeita a aprovação.
Com a operação no Brasil, a Viva já soma 13 rotas internacionais e planeja abrir 30 novos destinos, tanto nacionais como internacionais, nos próximos anos.