.jpg?w=730)
Otávio Brissant. Foto: divulgação.
Otávio Brissant, que assumiu como CEO do Hurb após o fundador João Ricardo Mendes se envolver em polêmicas, renunciou depois de 40 dias no cargo.
De acordo com o site Startups, Brissant afirmou que cumpriu sua missão à frente da companhia, apesar do pouco tempo na liderança, “ao construir e apresentar caminhos viáveis para a reestruturação da empresa”.
“Fiz tudo que estava ao meu alcance. Retomamos o diálogo com instituições financeiras e com órgãos reguladores e governamentais. Conseguimos mobilizar uma grande força-tarefa para atender clientes, hotéis e fornecedores”, escreveu o executivo em suas redes sociais.
Brissant revelou que as alternativas construídas para ajudar a empresa a se recuperar operacional e financeiramente “não obtiveram consenso”.
Segundo o jornal O Globo, quem deve assumir a cadeira é justamente João Ricardo Mendes, ex-CEO que havia renunciado no final de abril após ter xingado, feito ameaças e exposto dados de um cliente em um grupo de WhatsApp com mais de 1 mil pessoas.
Brissant era considerado o braço direito de Mendes e, na última semana, chegou a dispensar 400 funcionários, cerca de 40% do quadro de colaboradores.
A decisão ocorreu um dia após a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) suspender, temporariamente, a venda de novos pacotes de viagem com datas flexíveis pela empresa.
A companhia teve um boom de vendas durante a pandemia, comercializando cerca de R$ 3 bilhões em pacotes. Desde o ano ado, enfrenta dificuldades para entregar o que foi comprado.
Em agosto de 2022, turistas que compraram pacotes com datas flexíveis em 2020 não conseguiram viajar nos períodos previstos.
Já em abril deste ano, hotéis em diversas cidades do país não aceitaram hóspedes com pacotes comprados pelas ofertas da startup, alegando que o Hurb não tinha honrado o pagamento das reservas.
Fundado em 2011, o Hurb é o antigo Hotel Urbano. A empresa possui sede no Rio de Janeiro e escritórios em Sorocaba, em São Paulo; Porto e Lisboa, em Portugal; e Montreal, no Canadá.
A companhia já alcançou mais de 25 milhões de viajantes, 35 mil destinos e mais de 14 milhões de seguidores nas redes sociais. Sua plataforma costumava vender uma diária de hotel a cada cinco segundos.