
O Hurb já alcançou mais de 25 milhões de viajantes e 35 mil destinos. Foto: Divulgação
O Hurb, uma das maiores agências de viagens on-line do Brasil, demitiu 400 funcionários, cerca de 40% de sua força de trabalho, nesta terça-feira, 30.
O corte acontece após a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) suspender temporariamente a venda de novos pacotes de viagem com datas flexíveis, uma modalidade que representa cerca de 80% do faturamento do Hurb.
Segundo o site Startups, o Hurb não abriu quais foram os setores afetados pelos cortes, apenas que estava ando por uma “readequação de seu quadro de colaboradores, além de outras ações que visam a redução de despesas” e irá prestar todo apoio necessário para os profissionais afetados.
“[Decisões difíceis] são necessárias para que a empresa possa atravessar a situação atual e volte a operar regularmente em conjunto com os seus colaboradores, prezando pelo melhor interesse da companhia, de seus consumidores e parceiros. O Hurb reconhece e agradece o esforço e o comprometimento dos profissionais que deixam a empresa e se mantém à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais”, declara a empresa em nota.
O Hurb não está ando por uma situação boa nos últimos meses.
Em abril, João Ricardo Mendes, fundador e CEO do Hurb, renunciou ao cargo após ter xingado e feito ameaças a um cliente em um grupo de WhatsApp com mais de 1 mil pessoas.
O ex-CEO também expôs no grupo o F, e-mail, número do cartão, data de nascimento e número de celular do cliente em questão — uma violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que pode gerar multa de até 2% do faturamento da empresa, com um teto de R$ 50 milhões.
Com o afastamento, quem assume a posição de CEO é Otávio Brissant, general council da empresa, que tem como desafio recuperar a imagem da companhia.
Fundado em 2011, o Hurb é o antigo Hotel Urbano. A empresa possui sede no Rio de Janeiro e escritórios em Sorocaba, em São Paulo; Porto e Lisboa, em Portugal; e Montreal, no Canadá.
A companhia já alcançou mais de 25 milhões de viajantes, 35 mil destinos e mais de 14 milhões de seguidores nas redes sociais. A plataforma costuma vender uma diária de hotel a cada cinco segundos.